Exposição de Gestão de Custos acontece nesta quarta na Ufersa

Estudante 22 de novembro de 2016. Visualizações: 860. Última modificação: 22/11/2016 08:41:02
Público acompanhado a última Exposição de Gestão de Custos / Foto cedida

Tudo pronto para a Exposição Acadêmica de Gestão de Custos do curso de Ciência Contábeis da Ufersa em Mossoró. O evento acontece nesta quarta, dia 23, das 19h às 22h no próprio Núcleo de Práticas Contábeis, no Campus Oeste.

Ao todo, 5 equipes formadas entre 3 e 4 estudantes do curso de Ciências Contábeis da Ufersa em Mossoró, vão apresentar negócios ao público e as estratégias de gestão. Cada equipe fundou uma empresa fictícia com o objetivo de simular o mercado. Nesse contexto, os grupos desenvolveram uma brigaderia, cafeteria, bijuteria, chocolateria, entre outros empreendimentos.

Na Exposição, os alunos vão aplicar de maneira prática a análise de custo numa empresa. Esse evento faz parte das atividades das disciplinas de Contabilidade de Custos e Análise de Custos ministradas para as turmas do 4º e 5º períodos, respectivamente.

A Exposição é aberta ao público e a organização é da professora Luciana Batista. O evento faz parte do Projeto Consultor Contábil Aprendiz. “Esse projeto tem como objetivo integrar os alunos em uma experiência de inserção dos conhecimentos teóricos adquiridos, em sala de aula, na gestão de organizações. A ideia é trabalhar, com os estudantes, a real complexidade do ambiente empresarial, bem como orientá-los a identificar os problemas e sugerir soluções relacionadas com a gestão. Para cada conteúdo ministrado, o discente terá a oportunidade de identificar, na empresa, como ele deverá ser aplicado, respeitando a singularidade do negócio”, comentou a professora Luciana.

Após a apresentação de cada equipe, todos terão que fazer um relatório contendo o estudo do ambiente do mercado, as estratégias, os investimentos, os gastos com despesas e custos, a metodologia e os resultados.

A experiência da Exposição e a elaboração do relatório são os primeiros passos para os estudantes ingressarem no mercado propriamente. A ideia é que cada equipe seja encaminhada para uma empresa para fazer um trabalho semelhante na área de gestão de custos. As equipes da última Exposição foram encaminhadas às empresas e conseguiram ótimos resultados. “A inserção dos alunos, no contexto empresarial, é de basilar importância para a sua formação prática, bem como para a sua colocação no mercado de trabalho, além de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem”, finalizou Luciana Batista.

Marca fictícia que será apresentada na Exposição