Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Gestão de Pessoas encerra Outubro Rosa e prepara campanha do Novembro Azul na Ufersa

Servidor 3 de novembro de 2016. Visualizações: 632. Última modificação: 04/11/2016 08:26:41
Mulheres acompanhando a programação do Chá Ufersa Rosa / Foto Eduardo Mendonça

Mulheres acompanhando a programação do Chá Ufersa Rosa / Foto Eduardo Mendonça

O mês de outubro terminou, mas a campanha do Outubro Rosa permanece durante todo o ano e ganha um reforço nesse mês com a chegada do Novembro Azul voltado ao combate ao Câncer de Próstata nos homens. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Ufersa, por meio da Divisão de Atenção a Saúde do Servidor, já está preparando uma programação para esse Novembro Azul dedicado aos homens.

No início dessa semana, a Divisão de Atenção a Saúde do Servidor promoveu o Chá Ufersa Rosa com o objetivo de sensibilizar o público feminino sobre a importância da Prevenção contra o Câncer de Mama. O evento teve a participação de 45 servidoras e contou com a colaboração da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, do Curso de Medicina da Universidade e da Biblioteca Orlando Teixeira.

Servidora Joana Darc Veras falando sobre como enfrentou a doença / Foto cedida

Servidora Joana Darc Veras falando sobre como enfrentou a doença / Foto cedida

O evento começou com a palavra da Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Keliane Cavalcante, que ressaltou a importância da prevenção no combate ao câncer de mama.  Em seguida, a Ginecologista Osvani Goes ministrou a palestra “Câncer de Mama: Uma prova de amor”, abordando o que é a doença, os sintomas, as formas de tratamento e a importância da prevenção.

Após a palestra, as servidoras da instituição – Karla Rosane do Amaral Demoly, Joana Darc Veras de Aquino e Marinalva Oliveira Freitas, relataram suas experiências no enfrentamento da doença. O depoimento das servidoras deixou claro que qualquer pessoa poderá ter câncer de mama, independente da idade, cor ou classe social, assim como é possível superá-lo.

É muito importante que as mulheres façam a prevenção, realizando mensalmente o autoexame das mamas, preferencialmente 08 dias após o término da menstruação. Aquelas com mais de 40 anos devem fazer, anualmente, a mamografia, e as que têm histórico da doença em parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) devem aumentar os cuidados com a prevenção. Duas das servidoras que deram os depoimentos tinham casos da doença em pessoas da família e foi graças aos cuidados redobrados que conseguiram diagnosticar a doença na fase inicial e conseguiram obter sucesso no tratamento.

Professora Karla Rosane Demoly / Foto cedida

Professora Karla Rosane Demoly / Foto cedida