Oficinas e Palestras abrem programação da Semana do Livro e da Biblioteca na Ufersa

Reconhecimento 25 de outubro de 2016. Visualizações: 1006. Última modificação: 25/10/2016 08:53:43
Palestra de abertura da Semana do Livro e da Biblioteca na Ufersa / Foto Eduardo Mendonça

A edição de Nº 12 da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na Ufersa foi aberta oficialmente nesta segunda, 24, na Biblioteca Orlando Teixeira, em Mossoró. A programação começou com uma Oficina de Fotografia ministrada pelo fotógrafo e operador de câmera da Assessoria de Comunicação, Eduardo Mendonça. A tarde, aconteceu a abertura do evento com a participação do Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Keliane Cavalcante e da Diretora do Sistema de Bibliotecas da Ufersa, Keina Cristina Souza. Esse ano, a Semana terá como tema “Democratização do Acesso à Informação” e a palestra ficou por conta da bibliotecária do IFRN, Elvira Fernandes.

Marilene Araújo, bibliotecária e coordenadora da Semana do Livro e da Biblioteca na Ufersa / Foto Eduardo Mendonça

A bibliotecária Marilene Araújo, responsável pelo Processamento Técnico e Coordenadora da Semana, fez uma abordagem das conquistas e dos desafios da Biblioteca da Ufersa nos últimos anos. A servidora apresentou as campanhas que farão parte do evento, entre elas a “Faça bonito, não quebre” e a “Consciência Limpa de Livros”.

A campanha “Faça bonito, não quebre” tem o objetivo de conscientizar os usuários de todas as Bibliotecas da Ufersa para preservar o patrimônio e o mobiliário dos locais de estudo. Hoje os maiores problemas encontrados são as mesas riscadas e a cadeiras quebradas. Por mês, cerca de 10 assentos são depredados por usuários e é isso que a Campanha quer reverter.

Já a campanha “Consciência Limpa de Livros” pretende chamar os usuários que fizeram empréstimos e que ainda não devolveram os títulos tomados. O objetivo é fazer com que esses usuários tragam os livros de volta à biblioteca sem sofrer nenhuma punição, como suspensão, por exemplo. Segundo o relatório do acervo em Mossoró, 254 alunos da graduação, 11 da pós-graduação, 3 docentes e 3 técnicos administrativos estão com pendências na Biblioteca. Estima-se que esses usuários estejam com cerca de 450 títulos da Biblioteca. “Esses livros são patrimônio público e precisam retornar à nossa Biblioteca. Esse é o maior objetivo da campanha”, comentou Marilene.  A campanha “Consciência Limpa de Livros” vai até o dia 28 de outubro.

Keina Cristina, Diretora do Sistema de Bibliotecas da Ufersa / Foto Eduardo Mendonça

Além dessas campanhas, a Direção do Sistema de Bibliotecas da Ufersa deve realizar por mais um ano a campanha de doação de sangue em parceria com o Serviço Social das Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis e de Gestão de Pessoas. Na última campanha, 300 pessoas passaram pela triagem do ônibus do Hemocentro e 50 bolsas de sangue foram aproveitadas. Esse ano, a unidade móvel do Hemocentro estará na Biblioteca da Ufersa nesta quinta, dia 27.

A Diretora do Sistema de Bibliotecas da Ufersa, Keina Cristina, agradeceu e reforçou o convite para todos participarem da programação da Semana do Livro e da Biblioteca, que deve acontecer em todos os campi da Ufersa. O Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, parabenizou à iniciativa e reconheceu o trabalho feito pelos servidores de todas as Bibliotecas da Ufersa. “Ficamos felizes em ver a Universidade financiar esse tipo de evento por meio de editais da Pró-Reitoria de Extensão. Temos a convicção da importância do evento e acreditamos que a Biblioteca é um coração para a nossa universidade. Agora já pedimos a Superintendência de Infraestrutura a colocação de um letreiro para identificar a Biblioteca”, falou o Reitor.

Acompanhe a programação da Semana do Livro e da Biblioteca!