Festa para servidores e alunos no encerramento da Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido

Reconhecimento 22 de outubro de 2016. Visualizações: 3282. Última modificação: 22/10/2016 11:52:56
Expocenter lotado acompanhando o encerramento da Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido / Foto Eduardo Mendonça

Premiação do Festival de Curtas / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Depois de uma semana de intensa movimentação, chegou ao fim nesta sexta, 21, a programação da I Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido na Ufersa. O encerramento aconteceu no Expocenter com uma grande presença do público. Pela primeira vez, a Ufersa reuniu 7 grandes eventos dentro de uma ação maior. Nos 4 campi da Universidade foram realizados o Seminário de Iniciação Científica – Semic, Semana do Servidor, Fórum de Extensão, Festival de Curtas, o projeto Ufersa de Portas Abertas e a Feira de Ciências do Semiárido. No Campus de Angicos, a programação também contou com a SECITEC – Semana de Ciência e Tecnologia local. Participaram da solenidade o Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, o Vice-Reitor, o professor José Domingues Fontenelle Neto, todos os Pró-Reitores, Diretores de Campi, Diretores de Centros, Superintendentes e Assessores da Ufersa. Representantes das Direds de Mossoró, Assú, Angicos, Pau dos Ferros, Apodi e Umarizal também marcaram presença.

Alunos premiados da Feira de Ciências do Semiárido / Foto Eduardo Mendonça

A cerimônia de encerramento começou premiando os documentários do Festival de Curtas. O destaque foi para a produção “Estratégias de Convivência com a Seca”, feita por alunas da Licenciatura em Educação do Campo – Ledoc. O curta mostrou como a Macambira pode ser usada como alimento para as cabras no Sítio do Góis, em Apodi (RN).

Na sequência, aconteceu a premiação do Servidor Destaque 2016. Por meio de uma votação virtual, 422 colaboradores efetivos da Ufersa elegeram 28 servidores que são destaques nos seus respectivos setores e campi. Os premiados receberam medalhas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – Progepe.

Após a premiação do Servidor Destaque, teve início a entrega das comendas e certificados para os trabalhos do Seminário de Iniciação Científica, o Semic. Este ano mais de 600 trabalhos participaram do evento.

Irreverência e animação marcaram o encerramento da Semana de Ciência e Tecnologia / Foto Eduardo Mendonça

Francisco Bezerra, aluno do Ledoc, animando o público durante a cerimônia / Foto Eduardo Mendonça

Logo após, veio o momento mais aguardado de todos que foi a premiação dos projetos da Feira de Ciências do Semiárido. E o encerramento começou em grande estilo com a exibição de um vídeo – produzido pelo Núcleo de Audiovisual da Ufersa – mostrando um resumo de toda a Semana de Ciência e Tecnologia. Ao som da música “Alegria”, de Ivete Sangalo, o clipe animou todo o público do Expocenter. A irreverência de um dos apresentadores da cerimônia, Francisco Bezerra, aluno do Ledoc, também envolveu e arrancou risos dos participantes.

A coordenação da Feira premiou 85 projetos dos 215 que foram apresentados na última quinta-feira. Os títulos mais cobiçados foram as credenciais para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace e também para o Fórum de Jovens Cientistas de Londres, na Inglaterra. Nos últimos anos, a Feira de Ciências do Projeto Ciência RN da Ufersa já conseguiu levar dezenas de estudantes da rede pública para feiras e eventos nacionais e internacionais. Este ano, foram credenciados 5 projetos para a Febrace e 3 para o Fórum de Londres.

Reitor José de Arimatea de Matos e o Coordenador da Semana, Felipe Ribeiro / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Entre todos os projetos apresentados em 2016, o que recebeu o 1º lugar geral dos avaliadores foi o da Escola Estadual Hermógenes Nogueira da Costa, da 12ª Dired, em Mossoró. O projeto EMBACAJU mostrou que é possível fazer embalagens a partir da folha do cajueiro.

O Coordenador Geral da Semana, o professor Felipe Ribeiro, fez um balanço da programação e agradeceu a grande participação dos alunos e dos voluntários que trabalharam na realização da Feira e da Semana como um todo. Ele aproveitou para convocar toda a comunidade para a Feira do próximo ano que terá como tema a Matemática.

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, participou de toda a cerimônia e também agradeceu o empenho dos servidores e alunos envolvidos na programação da Semana. “Estamos felizes em ver esse Expocenter cheio. Para muitos, essa foi a primeira viagem, a primeira vez que vêm à Ufersa e isso nos mostra que estamos no caminho certo para chegar a Ciência. A partir de 2017, o projeto Ciência RN terá sua sala própria para um melhor aproveitamento e rendimento dos trabalhos”, finalizou o Reitor.