Na expectativa para a Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido Potiguar

Estudante, Extensão 13 de outubro de 2016. Visualizações: 1380. Última modificação: 13/10/2016 15:07:16
Alunos posam para fotos na última edição da Feira de Ciências do Semiárido, evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Ufersa / Foto arquivo

A partir desta segunda-feira, dia 17, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido vai se transformar em um polo de Ciência, Tecnologia e Descobertas. Vai começar a I Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido Potiguar. No período de 17 a 21 de outubro, a Universidade – em parceria com outras instituições – promove uma série de atividades para acompanhar a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em todo o país. A maior parte das ações acontece no Expocenter que começará a receber a estrutura do evento nesta sexta, 14.

Dentro da programação da I Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido Potiguar, acontece o “Ufersa de Portas Abertas”, “Festival de Curtas Ciência do Semiárido”, “Seminário de Iniciação Científica – Semic”, “Semana do Servidor”, “Fórum de Extensão do Oeste Potiguar” e a já conhecida “Feira de Ciências do Semiárido Potiguar”.

“A Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido Potiguar será o maior evento acadêmico da Ufersa. Pela primeira vez estamos reunindo alguns dos maiores eventos da Ufersa em uma única semana, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Há algum tempo, nós que organizamos a Feria de Ciências do Semiárido vínhamos com a ideia de reunir a Iniciação Científica, o Fórum de Extensão em uma grande celebração acadêmica”, destacou Felipe Ribeiro, coordenador da Semana na Ufersa.

Ainda segundo a organização do evento, a ideia é envolver toda a comunidade da Ufersa com programações diversas passando pela ciência, pela cultura, pela cidadania e terminando em culinária. O tema da Semana é “Ciência Alimentando o Brasil”. Com esse tema, pretende-se “alimentar” o Brasil de ciência e também alimentar os brasileiros com bons pratos, com comida boa e saudável a partir de receitas originais.

No cardápio geral, o evento na Ufersa irá congregar exposições, palestras e debates. Cerca de 50 pessoas, entre servidores e alunos estagiários e bolsistas, já vêm trabalhando na preparação de todas as atividades da Semana que devem receber um público de até 5 mil pessoas.

O evento irá contar com recursos do Ministério de Ciência e Tecnologia. “Aproveitamos também a oportunidade do MCTI e pela primeira vez conseguimos recursos do Ministério para realizar um evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no interior do Estado e que abrangerá atividades em todos os campi da Universidade. Nossa ideia é que ela se mantenha como evento oficial no calendário da Ufersa e que seja referência na região”, finalizou Felipe. Outras informações da Semana de Ciência e Tecnologia aqui.