Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Melhorias para estudos individuais e coletivos

Infraestrutura 11 de outubro de 2016. Visualizações: 3222. Última modificação: 11/10/2016 11:12:55
Fachada da Biblioteca Orlando Teixeira na Ufersa em Mossoró / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Fachada da Biblioteca Orlando Teixeira na Ufersa em Mossoró / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Quem frequenta a Biblioteca Central Orlando Teixeira na Ufersa em Mossoró já deve ter percebido algumas mudanças, principalmente no pavimento superior onde ficam as cabines de estudo individuais e coletivas. É que o prédio passou por manutenção e pintura. Uma série de melhorias foi executada com o objetivo de oferecer um maior conforto aos usuários.

Pavimento superior da Biblioteca da Ufersa em Mossoró. Espaço com capacidade para cerca de 700 pessoas com cabines individuais e de estudos coletivos / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Pavimento superior da Biblioteca da Ufersa em Mossoró. Espaço com capacidade para cerca de 700 pessoas com cabines individuais e de estudos coletivos / Foto Eduardo Mendonça Assecom

No piso superior, a primeira grande mudança foi quanto às caixas de luz que foram rebaixadas para propiciar uma melhor iluminação para leituras e estudos e uma maior economia de energia elétrica. Também foram instaladas tomadas em todas as cabines individuais e melhorada a climatização e o mobiliário. Com o serviço, a Biblioteca passou a contar com 190 cabines individuais e 8 cabines coletivas. A capacidade do espaço agora é de 700 pessoas, isso sem contar com a área de consulta na área de circulação.

Outra novidade é que todos os setores da Biblioteca ganharam adesivos reforçando os serviços oferecidos. As bibliotecas dos campi também ganharão essa melhoria. Segundo a Direção do Sistema de Bibliotecas da Ufersa, todas as ações também vêm a atender os padrões do Ministério da Educação para bibliotecas em universidades federais.

“Foram feitas adaptações que primam não apenas em resolver problemas estruturais, mas também que visam melhorar o bem estar do nosso usuário no ambiente, proporcionando algo mais acolhedor”, comentou Keina Cristina Sousa, diretora do Sistema de Bibliotecas da Ufersa.

Novas cabines individuais para estudo / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Novas cabines individuais para estudo / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Paralelo a estrutura física, também foram realizadas melhorias na segurança do prédio com a instalação de 18 novas câmeras e também com um monitoramento maior dos vigilantes que agora fazem ronda a todo momento circulando pela área dos usuários. Com os serviços concluídos, o apelo agora é para a preservação do espaço. Um patrimônio que precisa ser cuidado por todos. “É importante, neste momento, ressaltar que os investimentos estão sendo feitos, porém, a parceria do nosso usuário para com a estrutura e o mobiliário é essencial, ressalto então que, conservar é a palavra-chave para preservação do que disponibilizamos, é neste sentido que pedimos o apoio da comunidade, pois tudo isso foi e continuará sendo feito por eles e para eles, mas a ajuda dos mesmos na manutenção é fundamental”, pediu Keina Cristina.

Pelos relatórios da Biblioteca, de janeiro a outubro foram realizados cerca de 52 mil empréstimos e mais de 105 mil usuários passaram pelo prédio. Hoje, a Biblioteca da Ufersa em Mossoró é uma das maiores e mais bem frequentadas do interior do estado.

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA – Por mais um ano, a Ufersa por meio do Sistema de Bibliotecas, vai promover a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca que acontece de 24 a 27 de outubro com uma série de programação. Esse ano, o evento tem como tema “Democratização do acesso à informação”. A programação da Semana será divulgada nos próximos dias.

Novas Câmeras foram instaladas na biblioteca para aumentar a segurança no piso superior / Foto Eduardo Mendonça Assecom
Acervo da Biblioteca em Mossoró / Foto Eduardo Mendonça Assecom
Setor de Coleções Especiais da Biblioteca. Os setores ganharam novos adesivos de serviço / Foto Eduardo Mendonça
Área de estudo coletivo na Biblioteca Mossoró / Foto Eduardo Mendonça Assecom