Tese de doutorado da Ufersa é escolhida pela Capes como uma das melhores do Brasil

Reconhecimento 10 de outubro de 2016. Visualizações: 25473. Última modificação: 10/10/2016 11:52:23
Professor Alexandre Rodrigues e sua orientada Ana Liza Paz segurando a Tese de Doutorado apontada pela Capes como uma das melhores do Brasil / Foto Eduardo Mendonça Assecom

A Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido está em festa com mais um reconhecimento nacional. É que pela primeira vez uma tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal foi escolhida como uma das melhores do país pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes.

A tese “Otimização de Protocolos de Criopreservação de Sêmen de Catetos” de autoria de Ana Liza Paz Souza ganhou Menção Honrosa do Prêmio Capes de Teses 2016. Formada em Medicina Veterinária pela Ufersa, Ana Liza faz parte da primeira turma de alunos de doutorado de Ciência Animal da Universidade e passou 4 anos pesquisando a tese. A defesa aconteceu no ano passado. A pesquisa de Ana Liza concorreu com cerca de 60 teses de outras universidades do país.

“A melhor coisa na vida é ter um Deus em que possamos confiar. Sinto-me lisonjeada pelo reconhecimento dos quatro anos de estudo e pesquisa, e agradecida à minha família, e a equipe do Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal (LCGA) na qual estou inserida, em especial ao Prof. Dr. Alexandre Rodrigues Silva pela excelência na orientação”, comentou Ana Liza.

Foram 4 anos de pesquisa até a tese ser concluída / Foto Eduardo Mendonça Assecom

A orientação da tese foi do professor Alexandre Rodrigues Silva que, por coincidência, foi o primeiro aluno de doutorado do Brasil a ser reconhecido pela Capes com o Prêmio de Melhor Tese em 2006. Dez anos depois da primeira conquista, Alexandre volta a ser premiado agora como orientador.

“Como orientador, eu me sinto extremamente emocionado devido ao fato de minha orientada ter sido agraciada com a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Teses 2016 na área de Medicina Veterinária. Há exatos dez anos, em 2006, eu mesmo ganhei o Prêmio com a Melhor Tese de Doutorado do Brasil, mas agora, ver um fruto do meu trabalho ser premiado, a emoção vem em dobro”, comemorou o professor.

Com o reconhecimento, Ana Liza e Alexandre devem viajar a Brasília no dia 14 de dezembro onde irão receber os certificados e troféus pela conquista. O professor Alexandre lembra que esse não é o primeiro reconhecimento recebido pelo setor. “Nos últimos anos, temos tido a honra de receber várias premiações em congressos e eventos científicos, mas agora, essa premiação da Capes, é o reconhecimento acadêmico máximo. Então, apenas quero agradecer a toda a equipe do Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal da UFERSA que tanto tem  se esforçado para produzir trabalhos de excelência e reconhecimento internacional. E que venham mais!”, finalizou.