Prática Jurídica amplia atuação em parceria com Empresa Jr. de Engenharia Civil

Responsabilidade Social 23 de setembro de 2016. Visualizações: 5148. Última modificação: 23/09/2016 12:10:20
Núcleo de Prática Jurídica (2)

Equipe de estudantes do curso de Engenharia Civil da Ufersa |Foto: Cedida

O Núcleo de Práticas Jurídicas- NPJ da Universidade Federal Rural do Semi-Árido ampliou e diversificou sua atuação através de uma parceria com a Alpe Engenharia – Empresa Júnior do curso de Engenharia Civil da Universidade. Agora, os processos judiciais do NPJ que demandarem plantas, projetos elétricos, hidráulicos, arquitetônicos e estruturais receberão a consultoria dos alunos do curso de Engenharia Civil.

Núcleo de Prática Jurídica

Membros do projeto de expansão das atividades desenvolvidas no NPJ da Ufersa |Foto: Cedida

Para o Coordenador do Curso de Engenharia Civil, Prof. John Eloi, “essa é uma parceria muito importante porque a empresa Jr. tem competência de trabalhar em todas as áreas que o Engenheiro Civil pode atuar, pois conta com um professor tutor com registro no Conselho e técnicos de edificações que acompanharão o trabalho dos alunos”.

Núcleo de Prática Jurídica (1)

NPJ é uma experiência de teoria com a prática |Foto: Cedida

O Coordenador do Núcleo, Prof. Ramon Rebouças também destaca os benefícios do trabalho integrado na Ufersa. “Para o Núcleo de Práticas Jurídicas, é uma parceria profícua porque os assistidos terão suas necessidades atendidas de forma rápida e sem nenhum custo, agilizando o ajuizamento de ações em processos que demandam documentos técnicos próprios da engenharia, como usucapião e causas possessórias, além de servir para solução de casos envolvendo conflitos imobiliários, agrários e de direito de vizinhança”, disse.

Para os estudantes, a parceria com o NPJ é uma oportunidade ímpar de aprendizado. “Essa troca de informações está sendo fantástica, pois estamos tendo a oportunidade de aplicar nossos conhecimentos de Engenharia Civil na área jurídica que é algo que a gente não costuma vê durante o curso”, falou Alison Dantas, estudante do 9º período de Engenharia Civil da Ufersa e que integra a diretoria da Empresa Jr.

Eduardo Maurício e Henrique Néo, também membros da ALPE Engenharia, o trabalho no NPJ vai além de uma atividade técnica e de estágio. “É muito gratificante saber que o nosso trabalho está ajudando pessoas, famílias. Os assistidos nos recebem com empolgação, com confiança e agradecimentos porque nenhum Núcleo oferece esse tipo de trabalho”, comentaram ambos.

A empresa Jr. terá à disposição salas de apoio no NPJ e os frutos dessa parceria já começam a aparecer. Em apenas um mês o grupo formado por seis alunos do 7º ao 9º período já atenderam cinco demandas de processos de usucapião e outras três estão em andamento.

Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Prática Jurídica da Ufersa