Engenharia Química centraliza as atenções nesta semana na Ufersa

Estudante 12 de setembro de 2016. Visualizações: 2027. Última modificação: 12/09/2016 20:54:54
_DSC0208

Professor Ricardo Leite, coordenador do curso de Engenharia Química, enaltece trabalho do Centro Acadêmico na promoção da VI SEQ/Foto: Eduardo Mendonça

Uma semana inteira para discutir os desafios e perspectivas da Engenharia Química. Esta é a proposta da VI Semana de Engenharia Química – VI SEQ, aberta nesta segunda-feira, 12, no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Mossoró e que prosseguirá até a sábado, 17. Na plateia estudantes, professores e profissionais que atuam na engenharia química. Segundo Larissa Rayane, do CA de Engenharia Química, mais de 100 estudantes se inscreveram no evento que conta com participantes da Ufersa, UERN e IF-Mossoró.

_DSC0209

Industrial Genivan Rosado, da BQMIU, trouxe a experiência dele para os estudantes da Ufersa/Foto: Eduardo Mendonça

A abertura, ocorrida na noite desta segunda-feira, 12, lotou o auditório da PROEC, com a palestra do industrial, Genivan Rosado, proprietário da Brasil Química e Mineração Industrial (BQMIL), que trouxe para os universitários a trajetória de uma criança pobre que encontrou na educação o caminho para o sucesso profissional.

A saudação de boas vindas aos participantes da VI SEQ ficou a cargo do professor e coordenador do curso, Ricardo Leite, que enalteceu o esforço dos integrantes do Centro Acadêmico em promover mais uma edição da Semana de Engenharia Química da Ufersa. “Vivenciamos um momento impar para discutir a atuação do engenheiro químico, num cenário de retração do mercado de trabalho decorrente da crise política e financeira que atravessa o país”, pontuou o professor.

_DSC0204

professor Ricardo Leite alerta para o momento delicado que atravessa o país/Foto: Eduardo Mendonça

Para o coordenador do curso, essa nova realidade econômica obriga o profissional a reduzir custos, sem a perda da qualidade e queda na produção. “A lógica é fazer mais com menos”, frisou o professor ao resumir o momento de retração que atravessa o setor. “O curso de Engenharia Química da Ufersa precisa trilhar novos caminhos frente também aos poucos recursos e falta de investimentos na Universidade”, pontuou Ricardo Leite ao alertar para a importância da participação dos estudantes na melhoria da realidade acadêmica. “Além de engenheiros químicos temos que formar cidadãos com reflexão crítica sobre a realidade social do país”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO – A VI SEQ traz uma extensa programação que engloba além das palestras, minicursos, mesas redondas e visitas técnicas. Até a próxima sexta-feira, 16, vão ser realizadas três palestras, uma mesa redonda e 19 minicursos com temas voltados para a Engenharia Química. Um dos pontos alto da SEQ vai acontecer na sexta-feira, 16, com o Encontro das Entidades Estudantis de Engenharia Química, a partir das 14h, no Auditório da PROEC.

Os participantes da Semana de Engenharia Química também terão a oportunidade de participar de quatro visitas técnicas. São elas: a Brasil Química e Mineração Industrial (BQMIL), empresa especializada em materiais de construção; a indústria de cimento MIZU; Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos (EBBA) e a NUFARN, empresa do setor agrícola.

_DSC0199

Larissa Rayane, do CA de Engenharia Química, explica que o objetivo da SEQ é trazer a situação do mercado para o engenheiro químico/Foto: Eduardo Mendonça