Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Reitor Arimatea é empossado em Brasília para mais 4 anos à frente da Ufersa

Gestão 6 de setembro de 2016. Visualizações: 3025. Última modificação: 07/09/2016 07:14:13
Reitor José de Arimatea de Matos e ministro da Educação, durante solenidade de posse, em Brasília | Fotos: Luis Fortes/MEC

Reitor José de Arimatea de Matos e ministro da Educação, durante solenidade de posse, em Brasília | Fotos: Luis Fortes/MEC

O Reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, o professor José de Arimatea de Matos, foi empossado na tarde desta terça-feira, 06, no Ministério da Educação, em Brasília, para o seu segundo mandato a frente da Reitoria da Ufersa. A solenidade foi presidida pelo Ministro da Educação, José Mendonça Filho, e acompanhada pelo Secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, e pela Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, a professora Ângela Maria Paiva Cruz, que também é Reitora da UFRN.

Durante solenidade de posse do professor José de Arimatea de Matos à recondução da reitoria da Ufersa | Fotos: Luis Fortes/MEC

Durante solenidade de posse do professor José de Arimatea de Matos à recondução da reitoria da Ufersa | Fotos: Luis Fortes/MEC

Também participaram da solenidade o Vice-Reitor eleito, o professor José Domingues Fontenelle Neto e os Pró-Reitores de Assuntos Estudantis e de Gestão de Pessoas, Rodrigo Sérgio Moura e Keliane de Oliveira Cavalcante, respectivamente.

A posse do Reitor em Brasília marca o fim do processo de consulta á comunidade que teve início em março desse ano com as composições das chapas e com a escolha do novo reitor numa votação de forma paritária realizada no dia 13 de abril. A chapa dos professores José de Arimatea e José Domingues foi a vitoriosa com 47% dos votos.

Empossado, o Reitor deve nomear nos próximos dias o vice-reitor e os novos integrantes da equipe de auxiliares, como os pró-reitores já anunciados na última sexta. O mandato segue até setembro de 2020.

No seu discurso, o Reitor Arimatea fez um retrospecto das conquistas desses últimos anos de transformação de ESAM em Ufersa e mostrou a importância e o reconhecimento que a Universidade recebeu nos últimos anos. Na ocasião, o Reitor também pediu apoio ao MEC para consolidação da Ufersa no cenário nacional da educação superior.

Leia o discurso do Reitor:

Excelentíssimo Senhor Ministro da Educação
Mendonça Filho

Excelentíssimo Senhor Secretário de Educação Superior
Paulo Barone

Excelentissima Senhora Presidente da Andifes, Ângela Paiva Cruz

Saudar toda equipe do MEC aqui presente
Nosso Vice-Reitor José Domingues

A Lei 11.155 de 29/07/2005 e publicada no D.O.U. em 01/08/2005, dispõe sobre a transformação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM em Universidade Federal Rural do Semi-árido – Ufersa.

E de repente 11 anos se passaram, e nós percebemos que o futuro é agora! e percebemos também, que toda aquela vontade de fazer sempre mais e de levar a Ufersa aos maiores patamares só cresce a cada dia que passa, vontade esta adubada por ela mesma, pelos próprios frutos que a nossa Universidade nos dá e que colhemos com tanto orgulho e felicidade.

Mas fazer germinar na terra seca do nosso sertão não é tarefa fácil, por isso o nosso trabalho é perene e incansável, plantamos, colhemos… e continuamos plantando.

Em onze anos, conseguimos sair de 4 para 43 cursos de graduação; de 266 para mais de 1.200 servidores – entre docentes e técnicos administrativos de educação; de 1.100 para mais de 10 mil alunos matriculados (presenciais e a distância); de 2 (sendo um mestrado e um doutorado) para 17 programas de pós-graduação, (14 mestrados e 3 doutorados); de 1 para 4 campi acadêmicos: Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. A Universidade evoluiu para um caminho de conquistas e de desenvolvimento da região semiárida.

E como se já não bastassem os excelentes números que mostram o crescimento da Ufersa, o nível de qualidade dos nossos avanços também fala por si só. A Ufersa possui conceito institucional 4 e índice geral de curso também 4. Nos últimos anos, nossa instituição alcançou grandes conquistas: 

– Prêmio Jovem Cientista do CNPQ em 2013;
– Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável, edição 2013;
– Prêmio Santander na categoria Universidade Solidária com projeto de Gestão de Resíduos, em 2014;
– Prêmio Nacional de Jornalismo em 2015, com o artigo “Energia incidente em painéis elétricos”;
– Prêmio pelo 2º lugar no Desafio da Sustentabilidade do MEC 2015;
– Prêmio Internacional em Inovação na Formação Docente (Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul, PASEM);
– Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil;

e mais recentemente, o curso de Direito da Ufersa conquistou o primeiro lugar no ranking da OAB para as três últimas avaliações com 84,6% de aprovação.

Mas para continuarmos avançando para uma consolidação de toda uma estrutura, para atingirmos as metas do nosso PDI, do PNE, implementação do nosso novo Estatuto e melhorias da qualidade do ensino, pesquisa e extensão, portanto Senhor Ministro necessitamos do apoio do Ministério da Educação.

No Campus Sede, em Mossoró, com as mais diversas áreas do conhecimento (agrárias, sociais aplicadas, humanas, engenharias, exatas e naturais, biológicas e da saúde) necessitamos consolidar infraestrutura de laboratórios das engenharias com uma área de 7 mil metros quadrados, além do curso de Medicina, de condições para continuidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo, de infraestrutura para o Complexo de Prática Jurídica, Administrativa e Contábil e de novos laboratórios de pesquisa para ciências agrárias.

No Campus Angicos, localizado no Sertão Central, focado nas áreas tecnológicas, engenharias e humanas necessitamos consolidar com infraestrutura de laboratórios e implementação do curso de Pedagogia.

No Campus Caraúbas, no Médio Oeste Potiguar, como centro de ciências exatas, engenharias, além de um núcleo de Letras (Português, Inglês e Libras, esse o único fora dos grandes centros) importante centro na formação de professores, inclusive já com um mestrado em parceria ampla com a UERN e o IFRN, necessitamos ampliar a infraestrutura laboratorial e de vagas de pessoal, especificamente para tradutor e intérprete de nível superior para o curso de libras.

Em Pau dos Ferros, um centro de tecnologia da informação e com um curso de Arquitetura, o único no interior do Estado em uma Universidade Pública a 420 km da capital Natal, necessitamos consolidar sua infraestrutura laboratorial.

E para toda essa estrutura necessitamos de equipamentos de laboratórios de ensino, bem como mobílias. No que tange a Assistência Estudantil, estamos em fase de conclusão de Restaurantes Universitários e Residências Universitárias em todos os Campi (as residências irão abrigar 640 novos estudantes e os restaurantes irão fornecer em torno de 800 refeições dia, em cada campus fora da sede, pois a sede já oferece 1300 refeições dia) e, para isso necessitamos de orçamento para aquisição de equipamentos para toda essa infraestrutura de apoio ao estudante.

Aproveito para falar que a Bancada Federal do RN tem nos apoiado ano após ano, alocando emendas para nossa instituição, no entanto, nos últimos anos, não fomos contemplados com a liberação dos recursos. Isso nos ajudaria em muito na consolidação da Ufersa. 

Senhor Ministro, gostaria de falar sobre a necessidade de pessoal, cargos de direção, funções gratificadas e funções de coordenação de cursos. Com toda essa estrutura, a Ufersa possui apenas 27 cargos de direção 3 e 4, e 47 funções gratificadas FG1, e quanto as coordenações de cursos necessitamos de pelo menos 10 FCC. Essa solicitação será protocolada em breve. No que se refere a pessoal técnico-administrativo na educação, necessitamos o equivalente a quase 50% do nosso quadro, pois não recebemos códigos de vagas para Medicina e para ampliação do campus Angicos que recebeu 32 códigos de docentes no ano de 2013 para implantação das engenharias.

São muitas as demandas e as tarefas, tentarei ao lado do nosso Vice-Reitor José Domingues e de toda equipe da gestão e, claro com o apoio do MEC, cumprir toda missão.

Finalizamos agradecendo primeiramente a Deus, e rogando a Ele discernimento para realizarmos uma gestão de avanço e de paz em nossa Ufersa.

Agradecemos antecipadamente ao Ministério da Educação pelo apoio que certamente será dado a nossa gestão. 

Agradecemos a toda comunidade ufersiana que nos confiou mais quatro anos de mandato. 

Agradeço a toda minha família, meus filhos, minhas irmãs e principalmente aos meus pais, que em suas simplicidade e sabedoria nos educou para a vida.

Finalmente um agradecimento muito especial a minha esposa Nara, pela sua companhia e compreensão nos momentos difíceis. 

Nosso muito OBRIGADO! 

Galeria de fotos da solenidade de posse

Ministro da Educação Mendonça Filho e o Reitor da Ufersa Arimatea Matos | Fotos: Luis Fortes/MEC
Durante solenidade de posse do professor José de Arimatea de Matos à recondução da reitoria da Ufersa | Fotos: Luis Fortes/MEC
Durante solenidade de posse do professor José de Arimatea de Matos à recondução da reitoria da Ufersa | Fotos: Luis Fortes/MEC
Durante solenidade de posse do professor José de Arimatea de Matos à recondução da reitoria da Ufersa | Fotos: Luis Fortes/MEC
Durante solenidade de posse do professor José de Arimatea de Matos à recondução da reitoria da Ufersa | Fotos: Luis Fortes/MEC
Durante solenidade de posse do professor José de Arimatea de Matos à recondução da reitoria da Ufersa | Fotos: Luis Fortes/MEC