Professores discutem estratégias para atingir meta contra evasão e retenção nos cursos de graduação

Ensino 25 de agosto de 2016. Visualizações: 2441. Última modificação: 26/08/2016 15:50:59
Mesa de abertura para I Workshop da Prograd |Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Os coordenadores dos cursos de graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido se reuniram com outros membros da comunidade acadêmica para discutir e articular estratégias de melhorias nos índices de evasão, retenção e aspectos da regulamentação externa e interna dos cursos, durante o I Workshop promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), nos dias 24 e 25 de agosto. A programação iniciou na manhã desta quarta-feira, cuja abertura promovida pelo reitor José de Arimatea de Matos teve como destaque a explanação dos atuais indicadores da Universidade.

“Esse é um momento importante para a Ufersa, pois estamos nos reunindo para aprimorar o bom desempenho desses indicadores. Eles são decisivos para elaboração de políticas e ações no Ensino Superior. A permanência do estudante na Universidade durante o tempo regular do curso impacta, entre outros aspectos, na distribuição de recursos. Por isso, a questão é intensamente discutida em todas as universidades”, comentou o reitor durante solenidade de abertura.

Comunidade acadêmica lota auditório da PROEX para I Workshop da Prograd |Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Na sequência, o professor Augusto Carlos Pavão, pró-reitor de Graduação da Ufersa, apresentou à comunidade um levantamento atualizado da situação dos números tabulados referentes à evasão, retenção e Índice de Sucesso. Ele chama atenção para o envolvimento de toda a comunidade acadêmica a fim alcançar as metas, visto que “não podemos ter ações isoladas e desconexas. Os nossos atuais indicadores exigem ações constantes desde o professor na sala de aula até iniciativas macros”, conclamou Augusto Carlos Pavão.

Já o professor Walter Martins Rodrigues contribuiu com uma apresentação sobre o exemplo dos programas institucionais que contribuem para a permanência do estudante, como o PIBID, PIBIC e as monitorias. A professora Luciana Angélica da Silva Nunes fechou a primeira rodada de palestras evidenciando o papel do Setor Pedagógico na soma de iniciativas que contribuem para o processo de discussão desde a criação dos cursos até o auxílio para minorar a evasão e retenção.

A programação foi retomada à tarde, quando os inscritos se distribuíram em três grandes Grupos de Trabalho que, a partir da discussão coletiva e das diversas experiências, elaboraram propostas entregues à Prograd. Nesta quinta-feira, dia 25, os técnicos da Pró-reitoria de Graduação discutiram com os professores e coordenadores os processos de regulamentação e Avaliação Externa dos Cursos de Graduação e a Regulamentação Interna dos mesmos.

Sobre os indicadores

Reitor participa da solenidade de abertura do I Workshop da Prograd |Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Reitor José de Arimatea de Matos participa da solenidade de abertura do I Workshop da Prograd |Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

A iniciativa do workshop aproxima a comunidade acadêmica das ações institucionais voltadas para atingir as metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI, cuja última versão estabelece diretrizes para até 2019.

A iniciativa da Prograd dialoga diretamente com o que estabelece o PDI na redação do seguinte objetivo: “Implementar ações permanentes de melhoria do processo de ensino-aprendizagem e dos índices de evasão, retenção e eficiência dos cursos” (página 46). Para tanto, preconiza as metas: (1) Criação de um sistema de avaliação interna dos programas institucionais (PET, PIBID, Monitoria, Tutoria); (2) Redução em 20% da evasão da graduação e (3) Elevação para 20% a eficiência média de conclusão dos cursos de graduação da UFERSA.

Para melhor entender esses indicadores, é preciso compreender sobre o que eles versam. No caso da “Retenção”, os dados são obtidos a partir do número de ingressantes que conclui na quantidade prevista de períodos, sendo excluídos do cálculo os alunos que tiveram seu vínculo cancelado nesse dado período. Já o índice de “Evasão” indica a porcentagem de estudantes com vínculo cancelado entre dois semestres consecutivos.

Para chegar ao resultado do Índice de Sucesso, a fórmula parte da relação entre o número de concluintes de um semestre, independentemente de seu semestre de ingresso, e o número de ingressantes no enésimo semestre anterior.

Entre os dados consolidados, pode-se detectar, por exemplo, que a taxa de evasão (média entre todos os cursos) nos últimos semestres é de aproximadamente 15% e que a taxa de sucesso no semestre 2015.2 foi uma das altas dos últimos anos. Praticamente todos os cursos apresentam um máximo de cancelamentos em 2 semestres após o ingresso, ou seja, alunos que têm seu vínculo cancelado principalmente por abandono ainda no início do curso.

Após o evento, será elaborado relatório pela PROGRAD que irá conter a sistematização das contribuições e uma consequente lista de ações concretas para implementação a curto e médio prazo, envolvendo desde a capacitação docente até eventos regulares de divulgação dos cursos da UFERSA. Uma ação que foi consenso entre todos os participantes foi a de realizar em caráter permanente e com periodicidade semestral eventos desse tipo, com troca de experiências e atualização entre coordenadores.

Participação

Além do Workshop, a comunidade acadêmica também pode contribuir com a discussão sobre os cursos de Graduação por meio de propostas à minuta do Regulamento dos Cursos de Graduação que está disponível para consulta.

Conheça os objetivos e metas estabelecidas pelo PDI 2015 – 2019.
Confira os dados do Relatório-PROGRAD para os indicadores citados.