Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Alunos de Engenharia Mecânica da Ufersa criam Empresa Júnior

Reconhecimento 3 de agosto de 2016. Visualizações: 2986. Última modificação: 03/08/2016 10:02:28
Mesa solene dando as boas vindas à nova Empresa Junior da Ufersa / Foto Assecom

Mesa solene dando as boas vindas à nova Empresa Junior da Ufersa / Foto Assecom

Depois de 3 meses de planejamento e organização, os alunos do curso de Engenharia Mecânica da Ufersa em Mossoró lançaram na noite desta terça, 02, a Empresa Júnior Mechanics. O lançamento aconteceu dentro da programação de abertura do I Workshop de Engenharia Mecânica que trata justamente sobre essa relação entre universidade e mercado.

A Mechanics Consultoria e Serviços passa a ser uma empresa sem fins lucrativos e com o objetivo de agregar conhecimento prático aos alunos. Entre outras atribuições, a Mechanics oferecerá ensaios mecânicos, ensaios de tração e de caracterização de materiais para micro e pequenas empresas da região. A ideia de montar a Empresa Júnior da Engenharia Mecânica se deu a partir de pesquisas e do funcionamento de empresas semelhantes presentes em outras universidades brasileiras. A Empresa de Mecânica da Ufersa já teve o seu estatuto e portfólio criados e está dividida em 5 diretorias: Presidência, Administrativo/Financeiro, Marketing, Gestão de Pessoas e Projetos.

Áleft Gomes, aluno e Diretor de Ptojeto da Empresa Júnior de Mecânica / Foto Assecom

Áleft Gomes, aluno e Diretor de Ptojeto da Empresa Júnior de Mecânica / Foto Assecom

José Máspoli Ferreira, aluno e Diretor Presidente da Empresa Júnior de Mecânica / Foto Assecom

José Máspoli Ferreira, aluno e Diretor Presidente da Empresa Júnior de Mecânica / Foto Assecom

Áleft Gomes é aluno do curso e agora também é o diretor responsável pela parte de projetos da Mechanics. Ele diz que o desafio é grande em planejar e executar as tarefas da empresa, mas que estão satisfeitos com o trabalho realizado. Já para o Diretor Presidente da nova empresa júnior, o estudante José Máspoli Ferreira, a Mechanics irá contribuir para melhorar as pequenas e microempresas da região que terão agora trabalho qualificado com o uso de laboratórios a disposição, mão-de-obra com conhecimento técnico e científico e preço justo. Todo o lucro será revertido para melhorias e avanços da própria Empresa Júnior.

O lançamento da Mechanics foi prestigiado pelo Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos; pelo chefe do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas – DCAT, o professor Rodrigo Nogueira de Codes; pelo coordenador de Engenharia Mecânica da Ufersa Mossoró, o professor Manoel Quirino Júnior e também pelo professor Ramsés Oto Cunha, que está coordenando o Workshop do curso.

Logomarca da Empresa Júnior Mechanics / Imagem cedida

Logomarca da Empresa Júnior Mechanics / Imagem cedida

O Reitor parabenizou a iniciativa e disse que a Ufersa está sempre a disposição para apoiar e estimular o surgimento de empresas juniores. Agora, a Universidade conta com 6 em funcionamento. “O aluno que entra, que tem a oportunidade de participar de uma empresa junior ganha muitas lições de empreendedorismo, o que melhora a aproximação com o mercado de trabalho”, destacou o Reitor.

Pelos dados da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, o Brasil conta atualmente com 780 empresas com esse perfil agregando cerca de 23 mil estudantes.

Alunos de Engenharia Mecânica e Ciência e Tecnologia acompanhando o lançamento da Empresa Júnior / Foto Assecom
Alunos de Engenharia Mecânica e de Ciência e Tecnologia acompanhando o lançamento da Empresa Júnior / Foto Assecom
Alunos de Mecânica da Ufersa / Foto Assecom
Professor Ramsés Oto Cunha acompanhando aluno de Mecânica da Ufersa / Foto Assecom