Projeto Preparatório ENEM oferece aulas a estudantes em vulnerabilidade social

Ensino, Extensão, Responsabilidade Social 29 de julho de 2016. Visualizações: 4623. Última modificação: 29/07/2016 15:21:17
Preparatório Enem  (1)

As aulas são ministradas aos sábados, na Ufersa, para estudantes em situação de vulnerabilidade social |Foto: Cedida

Os estudantes que concluíram a educação básica têm a oportunidade de se submetem, anualmente, à prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, cujo desempenho é um dos mais importantes mecanismos de acesso a uma vaga na maioria das Universidades públicas do Brasil. A Ufersa, por meio do projeto de Extensão “Preparatório Enem”, está há quase um mês contribuindo com a difusão de conhecimento por meio de aulas ministradas aos sábados, das 14h às 18h, no Central de Aulas III, Sala 4, Campus Leste.

A iniciativa atende a 40 estudantes, sendo 10 vagas para discentes da Ufersa que estejam inscritos no ENEM com a finalidade de mudança de curso e as outras 30 vagas são para o público externo, candidatos inscritos no ENEM deste ano e que estejam em vulnerabilidade socioeconômica, não possuindo acesso aos cursos preparatórios particulares.

Preparatório Enem  (3)

Grupo de estudantes dos cursos de graduação da Ufersa que participam do Projeto |Foto: Cedida

O projeto é coordenado pela assistente social Carmem Tassiany, que também realiza a triagem dos candidatos interessados. Ela explica que o objetivo da iniciativa é colaborar, de forma gratuita, na preparação de candidatos em vulnerabilidade socioeconômica ao ENEM na busca pela conquista de vagas ofertadas pelo SISU. “O projeto também tem o objetivo de evidenciar a dinâmica educacional multidisciplinar ao reunir discentes de diversos cursos de graduação da Ufersa no processo do ensino-aprendizagem das competências requisitadas no ENEM”, detalha Carmem Tassiany.

As atividades do projeto Preparatório ENEM também atingem outro público e outra finalidade, na medida em que estimula os discentes participantes a ingressarem na docência. Por sinal, o pontapé inicial se deu quando um grupo de 10 discentes de diversos cursos de graduação da Ufersa se reuniu para transmitir suas habilidades em determinada área do saber e outros conhecimentos adquiridos até o momento aos candidatos do ENEM.

Para que a iniciativa tivesse melhor alcance social, a ideia foi ajustada para alcançar os candidatos do Exame Nacional. É nesse contexto que entra a atuação do serviço social. “Quando a ideia chegou a mim, fiquei lisonjeada de ter sido procurada para coordenar o Projeto e de prontidão iniciei todos os tramites institucionais necessários para que o Projeto Preparatório ENEM na UFERSA Mossoró fosse realidade”, confessa a coordenadora.

Ainda há vagas para receber estudantes do ensino médio. Os interessados podem entrar em contato com o Pró-reitoria de Assuntos Comunitários – PROAC, Prédio da Reitoria, Campus Leste, ou ainda presencialmente aos sábados no horário e local das aulas.