Ufersa expande parceria com Sebrae e leva Projeto Consultores Universitários aos campi

Estudante, Gestão 28 de julho de 2016. Visualizações: 2733. Última modificação: 28/07/2016 15:18:19

Reunião_ Sebrae_ Reitoria Ufersa_ Professores e Estudantes

Reunião com equipe do Sebrae e da Ufersa para assinatura do aditivo ao Termo de Cooperação do Projeto Consultores Universitários |Foto: Luana Lais/Assecom/Ufersa

A Ufersa e o Sebrae firmam parceria para a expansão do Projeto Consultores Universitários, que já vem sendo desenvolvido em Mossoró, e agora também chegará aos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. O aditivo ao Termo de Cooperação Técnica foi assinado no início desta semana, dia 26, pelo reitor José de Arimatea de Matos e o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, na Sala dos Conselhos, Reitoria da Universidade.

A iniciativa permite que os estudantes de graduação realizem diagnósticos empresariais a fim de formularem planos de ação para pequenos negócios. “É uma excelente oportunidade para aliar conhecimento teórico com a prática, ainda estando na universidade”, destaca Monalisa, profissional recém-graduada pelo curso de Administração na Ufersa, que integrou a equipe do Projeto Consultores Universitários.

Com a inserção de mais unidades acadêmicas, podem participar do projeto os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciência e Tecnologia, Engenharia de Produção e Engenharia de Petróleo. A professora Yákara Vasconcelos, coordenadora do projeto na Ufersa, explica que o estudante escolhe a empresa na qual fará o diagnóstico situacional apontando soluções para baixa e média complexidade.

Assinatura_ Termo de Parceria

Reitor José de Arimatea de Matos assina aditivo ao Termo de Cooperação do Projeto Consultores Universitários juntamente com o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio |Foto: Luana Lais/Assecom/Ufersa

Em contrapartida, o Sebrae espera viabilizar a atuação dos alunos como consultores universitários, visando desenvolver as competências empreendedoras dos jovens acadêmicos. “A universidade não é só mais um momento na vida da gente. É um momento importante que muda a nossa vida. Muitos alunos participantes do projeto saíram com uma visão do mercado e parte deles chegou inclusive a empreender, por isso a importância de levar a iniciativa a mais cidades”, comemorou João Hélio, diretor técnico do Sebrae.

De acordo com a Agência Sebrae de Notícias, pelas regras do convênio, o Sebrae irá capacitar os universitários para aplicarem diagnósticos empresariais, baseados no Modelo de Excelência de Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e elaborar planos de ação para resolução de problemas.

O reitor José de Arimatea de Matos destacou a colaboração do Sebrae nas iniciativas da Universidade, sobretudo em ações que fomentem o empreendedorismo. “A Ufersa tem uma parceria histórica com o Sebrae, e o aditivo ao Termo de Cooperação do Projeto Consultores Universitários é um exitoso exemplo. Lutamos muito para incluir na grade dos cursos de graduação a disciplina de empreendedorismo porque entendemos ser importante para quando estudante se deparar com o mercado de trabalho, tanto que o projeto que se iniciou por Mossoró hoje também será possível em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros”, detalhou o reitor José de Arimatea de Matos.

Conheça mais sobre o projeto Consultores Universitários na Ufersa