Em Workshop, Ufersa discute implantação de Usinas Solares para ensino e pesquisa

Gestão 27 de julho de 2016. Visualizações: 1272. Última modificação: 27/07/2016 11:34:04
Abertura do Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas na Ufersa|Foto: Cedida

Com o auditório da Pró-reitoria de Extensão e Cultura lotado por alunos dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e também das diversas Engenharias, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 27, a abertura do “Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas: aliando tecnologia à sustentabilidade”. O reitor José de Arimatea de Matos participou do evento e destacou a importância da chegada dessa tecnologia para a Instituição que, além de impactar na redução da fatura mensal do consumo de energia, também irá contribuir para o ensino e pesquisa na graduação e pó-graduação.

Abertura do Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas na Ufersa|Foto: Cedida

O pró-reitor adjunto de Assuntos Comunitários, Júlio César Rodrigues de Sousa, que também integrou a mesa, explicou a situação do processo de implantação da usina, que é resultado da conquista do Prêmio Ideia – Desafio da Sustentabilidade, organizado pelo Ministério da Educação, entre 2014 e 2015, por meio de uma competição com todas as Instituições de Ensino Superior. A Ufersa concluiu a maratona em segundo lugar nacional.

O workshop segue durante todo o dia desta quarta e ainda na quinta-feira, dia 28, com a proposta de divulgar as tecnologias, logística e políticas envolvidas no processo de projeto, aquisição, implantação e operação de usinas solares fotovoltaicas. A professora Diana Lunardi, uma das organizadoras do evento e que coordenou a gincana de ideias do MEC na Ufersa, ressaltou a necessidade de aprofundar a discussões em torno da energia solar fotovoltaica e da futura Usina Solar fotovoltaica da Ufersa.

A aquisição dos equipamentos já se encontra em processo de licitação pela Universidade, que irá investir R$ 1 milhão de no projeto voltado à sustentabilidade – quantia recebida pela segunda colocação no Prêmio. “Esperamos ainda ampliar as discussões sobre o papel das Universidades Públicas na geração e promoção de tecnologias aliadas à sustentabilidade ambiental”, disse a professora.

Após a saudação das autoridades acadêmicas, os estudantes participaram das palestras e discussões. A primeira da programação discorreu sobre “Desafio da sustentabilidade e os benefícios ambientais do uso da energia solar” e ainda segue com as temáticas sobre Aplicação, Inovação e Tecnologia, Gestão, Viabilidade técnico-econômica, Eficiência, Políticas Públicas, Produção e Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia Social, Modelos computacionais, Educação e Ensino.

Mais informações sobre o evento.