Estudantes do IF-Apodi conhecem Setores de Informática da Ufersa

Ensino, Estudante 26 de julho de 2016. Visualizações: 3583. Última modificação: 27/07/2016 10:33:59
_DSC9243

Estudantes do Curso Técnico de Informática do Campus do IF-Apodi conhecem infraestrutura da Sutic/Ufersa/Foto: Eduardo Mendonça

Estudantes do Curso Técnico de Informática do Campus Apodi do Instituto Federal visitaram na manhã desta terça-feira, 26, as dependências da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró. A aula de campo ocorreu dentro das disciplinas Arquitetura de Redes de Computadores e Prática Profissional, ministradas pelos professores Jadson Alves e Carlos Fran, respectivamente.

_DSC9242

Professor Jadson Alves, do IF-Apodi/Foto: Eduardo Mendonça

A turma formada por 24 estudantes do ensino médio conheceu os diversos ambientes de tecnologia da informação da Universidade e conversou com os profissionais que atuam na área na Ufersa. “A proposta é levar os estudantes a vivenciarem um pouco de como é o trabalho do profissional de TI”, afirmou o professor Jadson Alves. Outras turmas do curso de informática do IF-Apodi já tiveram a oportunidade de conhecer a informática da UFRN e o Programa Metrópole Digital, da Ufersa. Para o professor Carlos Fran a visita também representa uma oportunidade para que os estudantes secundaristas conheçam a realidade de uma Universidade.

Durante a visita, a turma conheceu o funcionamento das redes de comunicação da Ufersa, a cabeada e a sem fio, bem como os sistemas operacionais; a estrutura de segurança de informações; os fluxogramas e procedimentos internos para a operacionalização dos sistemas de chamadas e organização de dados; o setor de programação e também o setor de manutenção das máquinas.

_DSC9263

Estudantes conhecem Setor de Programação da Sutic/Ufersa/Foto: Eduardo Mendonça

Os servidores técnico-administrativos da Sutic explicaram aos estudantes toda a logística utilizada pelos profissionais de T.I da Ufersa. “É uma forma de projetar os estudantes para o futuro profissional”, opinou o superintendente da Sutic, Nichollas Rennah, adiantando que a Ufersa está aberta para receber outras instituições de ensino.

Sempre atentos às explicações, os estudante do IF-Apodi elogiaram a iniciativa dos professores. “Muito proveitosa essa visita para conhecer a realidade da Ufersa”, afirmou José Vitor Lopes Marinho Duarte. Segundo ele, “observando a prática, se aprende mais”. Para Lilian Helem da Costa Ramalho a visita serviu para ela se certificar que vai continuar na área de informática. “Muito importante para definir se realmente queremos trabalhar com tecnologia da informação”, considerou.

Lílian Helem/Estudante IF-Apodi
José Vitor/Estudante IF-Apodi