Workshop na Ufersa discute usinas solares

Estudante, Pesquisa 25 de julho de 2016. Visualizações: 2656. Última modificação: 25/07/2016 18:01:19
Professora Diana Lunardi, uma das diretamente envolvidas na campanha

Professora Diana Lunardi, da Ufersa, coordenou a campanha que deu a Ufersa a 2ª Colocação no Prémio Ideia de Sustentabilidade e uma das organizadoras do WorkShop/Foto: Assecom/Ufersa

Com a proposta de divulgar as tecnologias, logística e políticas envolvidas no processo de projeto, aquisição, implantação e operação de usinas solares fotovoltaicas, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido promove nessa semana, dias 27 e 28 de julho, no Campus Leste da Ufersa Mossoró, o Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas: aliando tecnologia à sustentabilidade. O objetivo é aprofundar as discussões em torno da energia solar fotovoltaica e da futura Usina Solar fotovoltaica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O Workshop vai acontecer no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

A Usina Solar da Ufersa está sendo adquirida com recursos do Prêmio Ideia – Desafio da Sustentabilidade, organizado pelo Ministério da Educação e Cultura, realizado em 2014/2015. “A aquisição dos equipamentos se encontram em processo de licitação pela Universidade”, adianta a professora Diana Lunardi. A Ufersa alcançou a segunda colocação recebendo uma premiação de R$ 1 milhão. A professora adianta que após avaliação criteriosa, os docentes, discentes e técnicos administrativos envolvidos no processo de criação e divulgação das ideias sustentáveis, decidiram pela aquisição de uma usina solar para geração de energia elétrica a partir de fonte renovável.

O Workshop visa envolver a comunidade universitária da Ufersa e região no processo de construção do conhecimento e discussão sobre as tecnologias, logística e políticas envolvidas no processo de projeto, aquisição, implantação e operação de usinas solares fotovoltaicas. “Esperamos ainda ampliar as discussões sobre o papel das Universidades Públicas na geração e promoção de tecnologias aliadas à sustentabilidade ambiental”, frisa a professora.

A palestra de abertura tem como tema: Desafio da sustentabilidade e os benefícios ambientais do uso da energia solar, a ser ministrada pelos docentes da Ufersa, Professora, Diana Lunardi e pelo professor Vitor Lunardi. No decorrer da programação serão abordados outros assuntos relacionados a energia solar como: Aplicação, Inovação e Tecnologia, Gestão, Viabilidade técnico-econômica, Eficiência, Políticas Públicas, Produção e Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia Social, Modelos computacionais, Educação e ensino. Outras informações na página eletrônica do Workshop: https://usinasolarufersa.wordpress.com/