Ufersa deve receber encontro do Fórum de Reitores do RN

Gestão 11 de julho de 2016. Visualizações: 1109. Última modificação: 12/07/2016 08:09:06
Reunião do Fórum de Reitores em Natal. A Ufersa deve receber o próximo encontro previsto para acontecer em agosto / Foto Cícero Oliveira

Os reitores das Instituições de Ensino Superior Públicas do RN se reuniram nesta segunda-feira, dia 11, para o segundo encontro do Fórum das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado, em Natal, na UFRN. O professor José de Arimatea de Matos, reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido esteve presente no encontro, juntamente com a reitora Angela Maria Paiva Cruz, da UFRN; Wyllys Abel Farkatt Tabosa, do IFRN; e professor Pedro Fernandes, da UERN.

O encontro foi para debater a Internacionalização das IES com propostas de se construir um Termo de Cooperação entre as instituições participantes. Uma minuta já foi elaborada pela UFRN e aprovada pela Ufersa. O IFRN e a UERN ainda avaliam o termo antes de oficializarem o acordo.

Um outro ponto discutido foi quanto a expansão do Ensino Superior no estado. O reitor da Ufersa defendeu que antes de uma nova expansão é necessário consolidar os cursos já criados e implantados. Arimatea defende que o Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) é um dos grandes programas de inclusão já criados pelo Governo Federal, mas que é preciso agora consolidar essa expansão antes de se pensar na criação de novos campi acadêmicos e cursos superiores.

Ainda durante o encontro foi debatido as novas parcerias de comunicação que estão desenvolvidas pelas Instituições e também com a Fapern (Fundação de Apoio à Pesquisa do RN). Na ocasião, a reitora da Universidade Federal do RN, Ângela Maria Paiva Cruz, apresentou o novo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), professor Kleber Morais, e anunciou o nome da professora e ginecologista Sônia Barreto como a nova superintendente da Maternidade Januário Cicco – MEJC.

No final da reunião ficou acertado que o próximo encontro do Fórum será na segunda quinzena de agosto na Ufersa em Mossoró.