O Pomar da Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebeu a visita de fruticultores de Linhares/ES, Cajazeira/CE e das empresas Union of Growers of Brazilian Papaya (UGBP) e Terra Fertil, interessados em saber sobre as técnicas para produção de citros e figueira. Os visitantes foram recebidos pelos professores Vander Mendonça e Gustavo Alves Pereira e pela doutoranda Luciana Freitas.
Na visita, os técnicos da Universidade apresentaram as principais técnicas para produção de Tangerineira Ponkan fora de época. Na ocasião, o professor Vander explicou que a produção no pomar da Ufersa tem previsão para o mês de agosto, quando normalmente a produção de Ponkan é nos meses de abril e maio na região sudeste, maior produtora da fruta do país.
Também foram mostradas as técnicas de produção de figo variedade ‘Roxo de Valinhos’, que tem um desenvolvimento e produção no pomar. O figo, considera os professores, é uma “excelente alternativa para os fruticultores da região”. A visita foi motivada pela busca de maiores conhecimentos sobre as culturas. Os produtores pretendem firmar parcerias com a Universidade para a implantação de uma área com figueira, tangerineira e ‘Lima ácida Tahiti’ na região da cajazeira, tendo como objetivo a exportação dessas culturas.