Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa Caraúbas forma novos Engenheiros e Bacharéis em Ciência e Tecnologia

Estudante, Responsabilidade Social, Sem categoria 30 de junho de 2016. Visualizações: 5224. Última modificação: 30/06/2016 13:01:14
_DSC8735

Concluintes da Ufersa Caraubas se preparam para a outorga de grau de Bacharéis em Ciência e Tecnologia e Engenheiros/Foto: Passos Júnior

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido formou nesta quarta-feira, 29, mais cinco turmas nos cursos de graduação em Ciência e Tecnologia (Diurno e Noturno), Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. Desta vez, no Campus de Caraúbas, totalizando 52 concluintes do semestre 2015.2. A solenidade de Colação de Grau lotou o auditório do campus com muitos familiares e amigos dos formandos que foram prestigiar importante passo da vida acadêmica com a conclusão do ensino superior. Para a grande maioria, do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, a jornada continua no próximo semestre com o ingresso em uma das engenharias oferecidas pela Ufersa. Para os novos engenheiros o desafio é ingressar no mercado de trabalho.

_DSC8678

Albanês Menezes, caminhoneiro, conduz a filha, Adna Lúcia, para receber o diploma de engenheira civil/Foto: Passos Júnior

Na plateia, pais orgulhosos. A maioria pessoas simples, agricultores, caminhoneiros, servidores públicos, profissionais autônomos e muitos outros profissionais que não tiveram a oportunidade de cursar uma universidade. Como é o caso de Albanês Menezes, caminhoneiro, que cheio de orgulho conduzia a filha, Adna Lúcia Rodrigues Meneses, para receber o diploma de engenheira civil. “Um dia muito importante, uma vitória a custo de muito esforço e trabalho. Só tenho a agradecer a Deus a felicidade dela e a minha também”, confessou.

_DSC8676

“Esse é um dos maiores orgulhos para qualquer mãe”, diz Valdeires Pires/Foto: Passos Júnior

Para Valdeires Pires, mãe do concluinte em Ciência e Tecnologia Ilg Patrick Dantas da Silva, o momento é especial. “Esse é um dos maiores orgulhos para qualquer mãe. Uma conquista, principalmente, por ser numa Universidade com o peso que tem a Ufersa”, considerou. Dona Valdeires, que é de São Miguel, adiantou ainda que outro filho estuda na Ufersa e confessa: “É difícil ficar longe dos filhos, mas esse esforço vale a pena”.

_DSC8793

Isabel Benta, 86 anos, fez questão de prestigiar formatura da neta/Foto: Passos Júnior

A idade, 86 anos, não impediu Dona Isabel Benta, assistir a formatura da neta, Isabel Samara Brito, formanda em Ciência e Tecnologia. A avó fez questão de participar da solenidade e conhecer a Universidade da neta. “Tô gostando e achando muito  importante”, afirmou, acrescentando que nunca tinha ido numa Universidade.

A engenheira, Midiã Naara Brito Paula, integra a primeira turma de concluintes do curso de Engenharia Mecânica da Ufersa Caraúbas e garante que o curso é muito bom. “Aqui adquirir muito aprendizado, pessoal e profissional, hoje posso dizer que sou formada em uma ótima universidade”. A expectativa da engenheira agora é ingressar no mercado de trabalho. Já Layane Érica da Silva Pinto reconhecer as dificuldades para cursar Ciência e Tecnologia. “É um curso muito difícil, exige muito estudo, mas que me fez crescer”, acredita a formada que continuará a jornada acadêmica na Engenharia Química, em Mossoró.

_DSC8749

Oradora Layane Erica resumiu com a palavra aprendizagem o período que passou na Universidade/Foto: Passos Jr

SOLENIDADE – Emoção a flor da pele não apenas entre os concluintes, a solenidade de Colação de Grau também traz recordações entre os que fazem a Universidade. A oradora das turmas, Layane Erica da Silva Pinto, de Ciência e Tecnologia, buscou na palavra aprendizagem o resumo do período que passou na Universidade. “Aprendemos não apenas com as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, mas também com as atividades domésticas, a economizar, a ter mais responsabilidades, a cultivar as amizades, enfim, chegar aqui é uma vitória e valeu muito a pena”, concluiu.

_DSC8755

Paraninfa Erika Natache não poupou conselhos aos apadrinhados/Foto: Passos Júnior

Ao se dirigir aos formando, a professora Erika Natache Gurgel Pintou, não poupou nos conselhos aos apadrinhados. Ao todo, ela enumerou sete: coragem, aperfeiçoamento constante, aprendizado vale mais que remuneração, valorizar o humano com as ciências sociais e a cultura, ética profissional, cuidado com a aparência e vocabulário, e por último, cuidado com a saúde. Emocionada, a professora declarou a paixão dela pelas turmas sendo aplaudida de pé pelos formandos.

_DSC8772

“Isso não é para quem quer, mas para quem pode se formar na Ufersa”. Daniel Freitas, diretor/Foto: Passos Júnior

O diretor da Ufersa Caraúbas, professor Daniel Freitas Freire Martins, fez questão de saudar os novos profissionais formados pela Universidade. “E um momento em que o medo do novo se resume com o sentimento do dever cumprido”, ressaltou. Mas também lembrou “Isso não é para quem quer, mas para quem pode se formar na Ufersa, a melhor universidade do interior do Norte/Nordeste do país”, afirmou. O professor Daniel lembrou ainda que os formados fazem parte da história da instituição. Emocionado, o professor Daniel repetiu para os concluintes uma frase do pai dele, muito ouvida na infância e juventude e que até hoje traz consigo: “Sofra pra ter, mas depois, só sofreras se quiseres”. Para o professor Daniel, uma frase simples que tem um significado abrangente para tudo que se faça nessa vida.

A homenagem aos pais ficou sob a responsabilidade das concluintes, Gabreily de Lucena Tiburtino, aos presentes e, Aline Ribeiro da Silva, os ausentes. Ambas, agradeceram o apoio recebido dos pais durante a jornada dedicando a eles a conquista do diploma superior.

_DSC8782

Reitor José de Arimatea ressalta consolidação do Campus Caraúbas com novos cursos de pós-graduação/Foto: Passos Júnior

Ao encerras a solenidade, o reitor da Ufersa professor José de Arimatea de Matos, ressaltou a consolidação do Campus Caraúbas que formou nesse semestre a primeira turma de Engenharia Mecânica. “A educação é o caminho para o desenvolvimento do país e, a cada formatura, fica o sentimento do dever cumprido. Parabéns a todos que fazem a Ufersa, em especial, aos concluintes que colhem o fruto dessa vitória”, ressaltou.

O reitor ressaltou o crescimento da Ufersa Caraúbas que atualmente oferece sete cursos de graduações, incluindo, três engenharias Civil, Mecânica e Elétrica e, duas pós-graduações: uma especialização interdisciplinar e o Mestrado Pós-Ensino. O professor aproveitou para convidar os presentes para a solenidade de Colação de Grau da Ufersa Pau dos Ferros, a ser realizada na próxima sexta-feira, 1 de julho, no Campus do Alto Oeste.

Relembre a Colação de Grau da Ufersa Mossoró

Relembre a Colação de Grau da Ufersa Angicos

Layane Érica/Ciência e Tecnologia
Midiã Naara/Engenharia Mecânica