Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa articula reunião com ministros para projeto Cidades Inteligentes e Humanas

Infraestrutura, Pesquisa, Responsabilidade Social 30 de junho de 2016. Visualizações: 2935. Última modificação: 30/06/2016 14:39:33
Professor Almir Mariano durante apresentação do projeto Cidades Inteligentes e Humanas |Foto: Cedida/Vanessa d'Oliviêr

Professor Almir Mariano durante apresentação do projeto Cidades Inteligentes e Humanas |Foto: Cedida/Vanessa d’Oliviêr

O reitor José de Arimatea de Matos recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 29, no Gabinete da reitoria da Ufersa, o deputado Federal Beto Rosado para apresentação do projeto Acesso a Terra Urbanizada e o projeto Cidades Inteligentes e Humanas, ambos sob a concepção e execução do professor Almir Mariano de Sousa Júnior, da Ufersa Pau dos Ferros, que também participou da audiência, juntamente com o pró-reitor de Planejamento (Proplan), George Bezerra Ribeiro e Iara Souza, diretora de projetos e convênios.

Audiência no Gabinete da Reitoria |Foto: Cedida/Vanessa d'Oliviêr

Audiência no Gabinete da Reitoria |Foto: Cedida/Vanessa d’Oliviêr

Com o primeiro projeto, a Ufersa vai proporcionar a 3.330 famílias o acesso à terra urbanizada aos moradores de 10 cidades do Rio Grande do Norte atendidos por meio da titulação e da inclusão dos assentamentos nas rotinas administrativas da cidade de São Miguel, Encanto, Venha-Ver, Governador Dix-Sept Rosado, Janduís, Luis Gomes, Tibau, Assú, Carnaubais e Portalegre.

Uma equipe multidisciplinar composta por professores, técnicos e estudantes da Ufersa realizou um árduo trabalho de mapeamento e uma análise da forma como os assentamentos urbanos foram ocupados e o melhor caminho jurídico para regularizar as pendências encontradas. Os trabalhos já estão na última fase, faltando apenas a entrega da titulação aos proprietários.

Outro momento importante do encontro se deu com apresentação da proposta do projeto Cidades Inteligentes e Sustentáveis, que, segundo a explicação do professor Almir Mariano, nasce a partir da observação dos problemas encontrados nas pequenas cidades envolvidas no Acesso a Terra Urbanizada e cuja resolutividade passam por iniciativas resultantes da junção de conceitos como governação, inovação, sustentabilidade, conectividade e inclusão.

O parlamentar se comprometeu em articular com os ministérios envolvidos na temática, como, por exemplo, o Ministério das Cidades e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Pró-reitor George Bezerra, professor Almir Mariano, deputado Beto Rosado, reitor José de Arimatea e diretora Iara Souza (dir.) |Foto: Cedida/Vanessa d'Oliviêr

Pró-reitor George Bezerra, professor Almir Mariano, deputado Beto Rosado, reitor José de Arimatea e diretora Iara Souza (dir.) |Foto: Cedida/Vanessa d’Oliviêr