Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa e ONG assinam parceria para otimizar pescado na Reserva Ponta do Tubarão

Pesquisa 24 de maio de 2016. Visualizações: 1221. Última modificação: 24/05/2016 18:06:22
Ato de assinatura do Termo de Cooperação entre a Ufersa e a ONG AMA-GOA |Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Ato de assinatura do Termo de Cooperação entre a Ufersa e a ONG AMA-GOA |Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

A Ufersa assinou com a Organização Não Governamental – ONG Centro Cultural e Meio Ambiente, a AMA-GOA, um Termo de Cooperação Técnica de apoio à execução do projeto “Bacias atratoras para promoção da pesca pelágica artesanal na Reserva Ponta do Tubarão”, na cidade de Macau. A parceria envolve as instituições IFRN, IDEMA, IBAMA, Fundação Guimarães Duque e a Marinha do Brasil.

A iniciativa visa o lançamento de dois dispositivos com tecnologias para atrair cardumes de peixes que vivem sob uma coluna d’água oceânica, os categorizados peixes pelágicos. Guelson Silva é professor do curso de Engenharia de Pesca da Ufersa e explica que a tecnologia tem o objetivo de atrair o pescado, diminuindo a quantidade de tempo dos pescadores à procura dos cardumes.

Valfran Miranda é coordenador geral da ONG e defende a importância da parceria firmada entre a entidade e as instituições. “É uma parceria que vai otimizar nosso trabalho na medida em que atuará com capacitação, tecnologia e mapeamento do trabalho”, argumenta ele. Somente na cidade de Macau, a estimativa é de que mais de 1 mil pessoas vivam diretamente do pescado.

O acordo prevê uma contrapartida da ONG para a Ufersa de quase R$ 176 mil destinados à execução e monitoramento do projeto de pesquisa e também atividades de extensão. A assinatura do Termo aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 24 de maio, no Gabinete da Reitoria com a presença do reitor José de Arimatea de Matos, o coordenador da ONG e o professor da Ufersa citado acima.

O próximo passo da parceria será a capacitação dos pescadores para o manejo do dispositivo. Em seguida será mapeada a localização mais apropriada para o lançamento e, por fim, assim que for autorizado pela Marinha, o dispositivo será lançado ao mar. Embora as colônias de pescadores do município de Macau sejam diretamente beneficiadas, a iniciativa também irá contemplar outras cidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, como por exemplo, Guamaré, Porto do Mangue e Galinhos.