Formação em agroecologia alerta para o uso racional da água

Estudante 18 de maio de 2016. Visualizações: 1399. Última modificação: 18/05/2016 14:46:15
_DSC7554

DCE promove formação voltada para os desafios da transição agroecológica/Foto: Passos Júnior

A utilização racional da água centralizou as discussões do II Seminário do Ciclo de Debates Formação em Agroecologia, promovido pelo Diretório Central dos Estudantes Romana Barros, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.  A iniciativa faz parte da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida. O Seminário, realizado nesta terça-feira, 17, no Auditório do Prédio Central, reuniu professores e estudantes das ciências agrárias interessadas na temática agroecológica.

O Ciclo, que é composto por 05 seminários temáticos, abordou no segundo o tema Transição Agroecológica e os desafios para a superação do paradigma da modernização: terra, água, sementes e políticas públicas. A escassez de água na região do semiárido centralizou a abordagem com um panorama geral sobre as condições climáticas da região, bem como a convivência histórica do homem com a estiagem. “Apenas 2,5% da água existente no planeta é doce, inclusive, a subterrânea”, afirmou o coordenador da Terra Viva, Marcílio de Lemos, ratificando a importância para a proteção dos aquíferos.

_DSC7560

O agronegócio vai de encontro ao uso racional da água/Foto:Passos Junior

Já o professor do IF-RN, do Campus Apodi, Renato Dantas Alencar, trouxe aos participantes reflexões sobre o agronegócio que de forma discriminada degreda o meio ambiente, provocando mais escassez de água na região. Para exemplificar, informou Renato Alencar, nos primeiros dois meses desse ano, só com a produção de frutas para exportação foram utilizados no Rio Grande do Norte mais de 16 milhões, 742 mil m³ de água. O Cálculo do professor tem como base 1 litro de água para cada quilo da fruta, no caso, melão, melancia, mamão, banana e manga.

O Ciclo de Seminários terá continuidade com mais três encontros. No dia 26 de julho, com o tema: Ensino, pesquisa e extensão para impulsionar a transição agroecológica. No dia 02 de agosto, com a temática Agroecologia como alternativa para o bem-viver no semiárido: a experiência no Rio Grande do norte e, no dia 30 de agosto, encerrando as atividades do Ciclo de Seminários, o tema O consumo politizado: reconectando consumidores e produtores para o fortalecimento da agroecologia.

Além dos Seminários serão promovidas visitas na Feira Agroecológica de Mossoró, no dia 08 de agosto e, a experiências agroecológicas em Apodi e na Região do Mato Grande, em data ainda a ser definida. O Ciclo de Seminários conta com o apoio Grupo Verde de Agricultura Alternativa, Rede Xique Xique, Macambira e os Centros Acadêmicos dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Engenharia Agrícola e Ambiental.