Ufersa promove Ciclo de Seminários Temáticos sobre Agroecologia

Estudante 12 de maio de 2016. Visualizações: 2776. Última modificação: 12/05/2016 09:43:20

WhatsApp-Image-20160509“Transição agroecológica e os desafios para a superação do paradigma da modernização: terra, água, sementes e políticas públicas” é o tema do II Ciclo de Seminários Temáticos sobre Agroecologia que acontece na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O Ciclo de Seminários Temáticos sobre Agroecologia foi pensado para divulgar a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida que completou 05 anos no mês de abril, com o intuito de fortalecer a Campanha e criar momentos de debate sobre a agroecologia dentro da Universidade.

A cada debate serão convidadas pessoas diferentes. Nesse segundo debate vão participar o doutorando e coordenador da Terra Viva, Marcírio de Lemos e o Professor do IFRN, Campus Apodi, Renato Dantas Alencar. O II Ciclo de Seminários Temáticos sobre Agroecologia vai acontecer a partir das 17h, na próxima terça-feira, dia 17, no Miniauditório do Prédio Central, no Campus Oeste da Ufersa Mossoró.

A iniciativa faz parte da Formação em Agroecologia que vem sendo idealizada pela Coordenação de Meio Ambiente do Diretório Central dos Estudantes – DCE/Ufersa Romana Barros; os Centros Acadêmicos dos cursos de Agronomia, Ecologia, Engenharia Florestal e, Engenharia Agrícola e Ambiental; Núcleo Macambira de Ensino Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Rede Xique-Xique (cooperativa de comercialização solidária).

A proposta do Ciclo de Seminário sobre Agroecologia é pensar outro paradigma da agricultura que aponte para uma transição agroecológica, repensando as estruturas agrária e agrícola que impulsionaram esse modelo, hoje denominado de agronegócio.

A ideia da formação é agroecologia é capacitar estudantes nas temáticas da transição agroecológica que os possibilitem uma formação nessa área para atuação futura na academia, na pesquisa e na vida profissional, além de fortalecer as discussões sobre agroecologia dentro da Universidade com a quebra de tabus sobre a agricultura de base ecológica e publicitar experiências de base ecológica do Rio Grande do Norte e na Região do Semiárido Brasileiro.

** Contato para informações com as estudantes: Aline Torquato: 84 99600-8850 e. Celimari Campus: 84 99448-6381.