LEDOC organiza I Fórum de Educação do Campo na cidade de Serra do Mel

Responsabilidade Social 10 de maio de 2016. Visualizações: 2607. Última modificação: 10/05/2016 16:30:11
Durante encontro para discutir a organização docriação do I Fórum Permanente de Educação do Campo

Professores/as e estudantes do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – LEDOC da Universidade Federal Rural do Semi-Árido estiveram, no começo deste mês, no município de Serra do Mel em atividade desenvolvida junto com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, os Movimentos Sociais locais (Associação de Mulheres da Vila Santa Catarina), ex-gestores, ex-professores e ex-alunos/as. com objetivo de unir forças e formar um grande coletivo humano, buscando dar continuidade ao processo de resgatar a memória viva da Escola Família Agrícola – EFAMEL.

Este já é o terceiro encontro, que aconteceu na Câmara dos Vereadores, e impulsionou a sensibilização de toda sociedade na tentativa de mobilizar no dia 18 de maio, às 14h30, a criação do I Fórum Permanente de Educação do Campo. Através do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFERSA. O fórum estará previsto ainda para este ano, com data marcada para 19 de agosto de 2016, data de fundação da EFAMEL.

A ideia surgiu a partir do Tempo Comunidade, que acontece no Curso de Educação do Campo da Ufersa, dentro da modalidade da pedagogia da alternância, na formação de educadores/as para as escolas do campo.

Os/as estudantes da LEDOC, orientados pelo professor Linconly Jesus, que esteve acompanhando em pesquisa de campo, juntamente com a professora e vice-coordenadora do curso, Jamira Lopes, na construção dos seus artigos científico, como atividades para aula, abordando um resgate histórica e memória de Escola Família Agrícola da Serra do Mel – EFAMEL. Escola fundada em 1989, pelo padre José Venturelli que fechou suas portas no ano de 2002, quando foi estadualizada.

Em uma entrevista com um dos ex- professores da instituição EFAMEL, a pesquisa dos/as estudantes, foi tomando outras proporções, e surgindo novas discussões. Sensibilizados pelas narrativas do professor, e pelo fato de terem tomado conhecimento dessa história, e até mesmo, alguns já terem sido alunos/as da ex-escola, resolveram convidar os protagonistas, e toda a sociedade para estarem participando dessas reuniões, num propósito de promover o primeiro I Fórum Permanente de Educação do Campo.

Já foi discutida a necessidade de reabrir a Escola Família Agrícola como uma formação diferenciada, “já que a Serra do Mel é predominantemente uma cidade agrícola, onde todos e todas vivem da agricultura direta ou indiretamente”, como explica o professor Linconly Jesus, que, logo em seguida, menciona o movimento por uma Educação do Campo como surgiu a LEDOC.

Audiovisual –

Documentário está sendo gravado com resgate da história da escola da comunidade

No decorrer deste processo de construção para o I Fórum também está sendo produzido um documentário sobre a História da Escola Família Agrícola. Os estudantes da Ledoc, Gerson Luiz e Chagas Santos, que já trabalham com o audiovisual dentro da perspectiva da educação do campo.

Durante a atividade os ex-professores/as Maria do Socorro e José Arimatéia, ex-diretores da extinta escola, estiveram presentes na reunião, onde foram de Mossoró, e contribuíram emocionalmente com suas narrativas falando da memória e importância que esta teve na educação contextualizada dos filhos e filhas dos colonos.

Um dos ex-professores da EFAMEL, Jurandir Barbosa, destacou que, rememorar a história da escola, convoca todos/as que fizeram parte do time de futebol, e saem de vila em vila, jogando com o mesmo uniforme de vinte anos atrás. Outro participante ressalta, como ex-aluno, que é graduado em Pedagogia e está constantemente em reuniões de educação e hoje fala-se muito na escola de tempo integral, e a escola agrícola já fazia isso anos atrás; hoje os alunos/as não dão valor à escola. Conclui.

O representante da EMATER – RN colocou-se à disposição para contribuir na construção desse processo, destacou o êxodo rural, salientando que na pior das hipóteses, caso não seja possível outra EFAMEL, que pelo menos, seja inserido nos currículos, disciplinas que contemplem uma formação diferenciada e contextualizada no município.