Assistentes Sociais da Ufersa aprovam trabalho sobre cotidiano da Universidade

Pesquisa 9 de maio de 2016. Visualizações: 1233. Última modificação: 09/05/2016 15:10:53
Janaina Holanda, assistente social da Ufersa

Assistentes Sociais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido aprovaram 03 (três) trabalhos científicos no 15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais – 15º CBAS que acontecerá de 05 a 09 de setembro em Olinda, no Pernambuco.

O congresso realizado a cada dois anos pelo Conselho Federal de Assistentes Sociais- CFESS é considerado o maior evento da categoria profissional e reúne cerca de 3 mil profissionais e estudantes em uma semana intensa de programação que inclui palestras, exposição e trabalhos, mesas temáticas etc. “Nós conseguimos aprovar todos os trabalhos que enviamos e isso é excelente porque é um congresso bem criterioso, o que mostra a qualidade técnica das assistentes sociais da Ufersa. Todas as produções foram frutos do cotidiano profissional, o que é extremamente salutar, explica Janaína Holanda, coordenadora do programa “Ufersa em Ação, Serviço Social em Atuação”.

O trabalho intitulado “Condições de Permanência no Ensino Superior: A Assistência Estudantil na Percepção dos(as) Alunos(as) da UFERSA/RN”, foi uma produção coletiva escrita pelas assistentes sociais Anne Karoline (Campus Caraúbas), Fabrícia Dantas (Campus Angicos), Janaína Holanda, Dayse Darlene, Leidilane Alencar e Ludimilla Oliveira (Campus Mossoró).

Foi resultado de uma pesquisa junto aos estudantes beneficiários do Programa Institucional Permanência – PIP, no qual a comunidade discente avaliou o programa e apontaram fragilidades.

Ainda na área da assistência estudantil foi aprovado trabalho “O Exercício Profissional do Assistente Social na Assistência Estudantil: A Particularidade da Dimensão Educativa”, de Fabrícia Dantas. A produção foi resultado de seus estudos sobre a temática enquanto mestranda em Serviço Social.

Por fim, foi aprovado o trabalho “O Sociojurídico no Semiárido Potiguar: O Serviço Social no Núcleo de Prática Jurídica da UFERSA/RN” de Janaína Holanda em co-autoria com a professora Suzaneide Meneses. O trabalho é fruto da atuação profissional no Núcleo e também de pesquisas sobre a temática enquanto mestranda.