Ufersa abre inscrições para programas e projetos de extensão universitária

Estudante, Extensão 3 de maio de 2016. Visualizações: 3879. Última modificação: 03/05/2016 19:26:19
DSC_6079 Horta Didática

O Projeto de Extensão Horta Didática na Escola é exemplo exitoso de trabalho de extensão desenvolvido pela Ufersa/Foto: Eduardo Mendonça

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido está com inscrições abertas para seleção de Programas e Projetos de Extensão Universitária. O Edital é aberto para toda a comunidade universitária – professores e servidores técnico-administrativos (coordenadores e vices) e estudantes (participantes). Os interessados têm até o dia 31 de maio para submeter às propostas via SIGAA. Para 2016, a Pró-Reitoria de Extensão é Cultura da Ufersa está disponibilizando R$ 260. 550,00.

São caracterizados como Programas de Extensão conjunto de ações articuladas ao ensino, à pesquisa e/ou a produção cultural, integradas às políticas institucionais da Universidade. Já os Projetos de Extensão são propostas de atuação na realidade social, de natureza acadêmica, com caráter educativo, social, artístico, cultural, científico ou tecnológico, que estejam em sintonia com o ensino, a pesquisa e a extensão, desenvolvida de forma sistematizada.

As propostas, tanto dos Programas quanto dos Projetos, devem estar enquadradas em uma das oito áreas temáticas sugeridas. São elas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e, Trabalho. As propostas devem possuir caráter extensionista e possuir um coordenador e um vice-coordenador. Cada proponente poderá apresentar uma única proposta na condição de coordenador.

Para os Programas o valor máximo a ser financiado é de até R$ 15.000,00, com até 07 cotas de bolsas por mês durante a vigência d proposta. Já o valor máximo dos Projetos é de R$ 8.000,00, com até 03 cotas de bolsas. O valor da Bolsa PIBEX é de R$ 400,00.

O apoio aos Programas e Projetos de Extensão se dará com recursos financeiros voltados para a compra de material de consumo, diárias e passagens (exceto para estudantes), transporte oficial da universidade, serviços de terceiros Pessoa Jurídica, equipamentos e material permanente, bolsa de extensão e, auxílio financeiro a estudantes para participação em atividades realizadas fora do campus do aluno e que exijam gastos como inscrição, transporte, hospedagem e alimentação.

A vigência para os Programas de Extensão vai de agosto de 2016 a dezembro de 2018 e, para os Projetos de Extensão de agosto de 2016 a dezembro de 2017. A publicação do resultado final das propostas selecionadas é 14 de julho de 2016.

Confira Edital 12/2016 na íntegra.