Projeto desenvolvido na Ufersa ganha repercussão internacional

Pesquisa 20 de abril de 2016. Visualizações: 1515. Última modificação: 20/04/2016 09:03:28
IMG_0077

Artigo avaliou a sustentabilidade do sistema de cultivo em tanques-rede desenvolvido pela Associação dos Aquicultores do Apodi-RN/Foto: Cedida

Os integrantes do Laboratório de Limnologia e Qualidade de Água (Limnoaqua) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, publicaram um artigo científico na conceituada revista internacional Ecological Indicators. O periódico tem como objetivo integrar o uso de indicadores ecológicos com as práticas de gestão dos recursos naturais, proporcionando um fórum para a discussão do desenvolvimento científico aplicado.

O trabalho de pesquisa que originou o artigo é fruto da dissertação de mestrado do doutorando Rodrigo Sávio Teixeira de Moura, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, e que teve como orientador o professor doutor Gustavo Henrique Gonzaga da Silva. A dissertação esta inserida dentro do projeto de pesquisa financiado pelo CNPq e FAPERN intitulado “Determinação da capacidade suporte e zoneamento de áreas aquícolas como base para o desenvolvimento sustentável da piscicultura nos reservatórios de Santa Cruz e Umari – RN”, coordenado pelo docente da Ufersa.

O artigo avaliou a sustentabilidade do sistema de cultivo em tanques-rede desenvolvido pela Associação dos Aquicultores do Apodi (AQUAPO), no reservatório de Santa Cruz – RN. Foram utilizados 49 indicadores, que abordaram os aspectos ambientais, sociais e econômicos da sustentabilidade desta atividade de aquicultura. A sustentabilidade foi modelada e comparada com cenários hipotéticos, com diferentes densidades de estocagem.

Os resultados da pesquisa indicaram que o sistema de cultivo foi viável economicamente, gerando lucro e distribuindo renda. Entretanto, a renda gerada beneficia poucas pessoas. Ambientalmente, o sistema foi muito dependente de insumos, em especial os nutrientes nitrogênio e fósforo e energia, além de elevar a sedimentação de nutrientes no reservatório. Na dimensão social o empreendimento emprega pouca mão-de-obra, no entanto, remunera a mão de obra com um valor igual ao dobro do lucro ganho na atividade, e uma parcela razoável dos custos produtivos é para o pagamento dos associados, evidenciando que o empreendimento apresenta uma geração de benefícios sociais e melhoria na qualidade de vida dos envolvidos na atividade.

O artigo conclui que o sistema de criação de tilápia do Nilo instalado no reservatório de Santa Cruz pode ser classificado como potencialmente sustentável, levando em consideração as três dimensões avaliadas conjuntamente, sendo que os principais fatores que reduzem a sustentabilidade do empreendimento foram à geração de resíduos sólidos, a relativa ineficiência no uso dos nutrientes, a baixa geração de empregos diretos e reduzida fixação de renda na comunidade local.

00gustavo foto 2013 - 3

prof. Gustavo, orientador da pesquisa, é responsável pelo Laboratório de Limnologia e Qualidade de Água/Foto: Cedida

De acordo com o professor Gustavo Silva, o projeto desenvolvido no Limnoaqua, faz parte de uma rede nacional constituída de instituições de diferentes regiões do Brasil, que visa avaliar a sustentabilidade da aquicultura brasileira. Esta rede, coordenada pelo professor doutor Wagner Cotroni Valenti, é formada por 38 pesquisadores de 15 instituições de pesquisa e contou com os apoios do Ministério da Pesca e Aquicultura, CNPq e FAPESP, e que avaliou sistemas de cultivo comerciais em diferentes regiões do Brasil, utilizando um conjunto de indicadores pré-estabelecido.

Atualmente o professor Gustavo Silva está orientando dissertações de mestrado e teses de doutorado que visam avaliar a sustentabilidade das atividades de criação de peixes em outros reservatórios do Rio Grande do Norte e das atividades de carcinicultura em viveiros, além das possíveis emissões de gases causadores do efeito estufa provenientes destas atividades aquícolas.