Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Caadis da Ufersa oferece curso de Braille

Servidor 18 de abril de 2016. Visualizações: 1415. Última modificação: 19/04/2016 16:08:11

braileObjetivando a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência visual (cegueira e baixa visão) na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a Coordenação de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social – Caadis/UFERSA, oferece Curso de Formação em Braille. A ideia é abordar a origem do Sistema e sua importância na efetivação do direito da pessoa com deficiência visual, além de conhecer os caracteres na leitura e escrita de textos. O curso será ministrado pela Equipe do Centro de Apoio ao Deficiente com orientação do professor João Zacarias de Souza Neto, do Centro de Apoio ao Deficiente Visual de Mossoró (CADV).

O curso é gratuito e a aberto aos docentes, técnicos e alunos da Universidade que almejam atuar na inclusão social e ser agente de acessibilidade na Ufersa. As aulas serão nas sextas-feiras, à tarde, das 14h às 17h, tendo início no próximo dia 29 de abril. A atividade contará com uma carga horária de 40 horas, com inscrições até o dia 20 de abril.

A proposta é melhorar a inclusão da pessoa com deficiência visual no contexto da Universidade por meio da capacitação dos servidores, atuantes no atendimento, e de discentes, na qualidade de monitores e em atividades de extensão e/ou pesquisa.

Para determinar melhor prestação de serviços aos que buscam atendimento da Caadis, e no estabelecimento da multicampia da acessibilidade, preferencialmente, para os alunos da Licenciatura em Educação do Campo, que são monitores de eventos, profissionais da comissão de acessibilidade educacional, pessoa com deficiência visual (cegueira e baixa visão), bolsistas permanência que atuam na inclusão, equipe e representantes da Caadis. As vagas são limitadas, sendo 20 vagas nesta primeira turma.

O Sistema Braille foi desenvolvido pelo francês Louis Braille tendo como objetivo a leitura e a escrita tátil para pessoas cegas e/ou com deficiência visual.

O ministrante do curso, o professor João Zacarias de Sousa Neto é graduado em Educação Física e em Comunicação Social, ambas pela UERN. Zacarias também é especialista em Educação Inclusiva pela FLATED-CE e Mestre em Educação pela UERN. Atualmente é Diretor de Orientação e Mobilidade do Centro de Apoio ao Deficiente Visual de Mossoró (CADV). Além de Transcritor Braille.

As inscrições poderão ser realizadas, até o dia 20 de abril na  página da Caadis. O link do formulário é o https://caadis.ufersa.edu.br/2016/04/15/inscricoes-de-curso-de-braile/