Ufersa leva curso de combate à zoonoses para agentes de saúde e endemias da cidade de Grossos

Sem categoria 11 de abril de 2016. Visualizações: 678. Última modificação: 11/04/2016 16:01:43
Agentes de saúde e de endemias da cidade de Grossos receberam a ação de extensão |Foto cedida

Docentes e pós-graduandos do programa de Residentes em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido levaram aos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias da cidade de Grossos uma ação de extensão através de um curso de capacitação em zoonoses, durante os dias 7 e 8.

A palestra reúne cerca de 40 participantes e foi proferida por médicos veterinários residentes da Ufersa, sob a coordenação do professor Alexandro Iris Leite. No conteúdo, os agentes acompanharam explicações sobre a interface homem-animal diante das transformações ambientais e sociais, que tem favorecido ao aparecimento e/ou ressurgimento de enfermidades como as zoonoses e endemias transmitidas por vetores que representam um desafio em saúde pública.

O coordenador da ação ressalta que a formação e a capacitação, tanto dos profissionais da área como da população, para o reconhecimento e controle destas doenças se reveste da maior importância. “O objetivo do presente curso é desenvolver atividades de promoção da saúde relacionada à interface homem e animais e a prevenção das Zoonoses na nossa região”, pondera o professor Alexandro Leite.

A Extensão é uma das finalidades da Universidade, mantendo relação direta com a sociedade. Desse modo, o objetivo desta iniciativa espera contribuir para a mudança das opções dos estilos de vida e nas condutas de saúde da população, na preservação e sustentabilidade do meio ambiente e consequente melhoria da saúde e qualidade de vida.

Participantes do curso sobre zoonoses em Grossos |Foto cedida
Médicos Residentes em Medicina Veterinária foram os responsáveis pelo treinamento |Foto cedida