O programa Ciência Para Todos no Semiárido Potiguar da Universidade Federal Rural do Semi-Árido conquistou prêmios expressivos durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (Febrace) da Universidade de São Paulo – Usp. O evento encerrou na última semana e entregou várias comendas e credenciais para os estudantes potiguares que participaram da Feira.
Ao todo, o programa conseguiu 13 prêmios, entre eles o de professor destaque que foi para Victor Silva do Carmo, da Escola Estadual Rui Barbosa do município de Tibau/RN. Outro prêmio bastante festejado foi a credencial conseguida pelo estudante Kevyn Danuway Oliveira Alves da Escola Estadual 11 de Agosto de Umarizal/RN. O jovem aluno pesquisou o uso do extrato da semente, folha e casca da fruta do conde (Annona squamosa) no combate ao Aedes aegypti e Cryptotermes brevis. O trabalho foi orientado pelos professores Bruno Bezerra de Sousa e José Everton Pinheiro Monteiro.
Com a credencial, Kevyn agora deve apresentar o projeto do uso do extrato na Intel ISEF – Feira Internacional de Ciências e Engenharia, que irá acontecer de 08 a 13 de maio, na cidade de Phoenix, no Estado do Arizona, Estados Unidos.
Para o vice-coordenador do programa Ciência Para Todos no Semiárido Potiguar, o professor Felipe Ribeiro, que também é o atual Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Ufersa, os prêmios da Febrace estimulam o desenvolvimento da pesquisa e da ciência no sertão do Rio Grande do Norte.
“A Febrace é uma esperança em meio a tanto caos. Uma esperança de que somente pela educação de qualidade e de verdade transformaremos cada um de nós e, consequentemente, nossa nação para melhor. Esses jovens estudantes e seus professores orientadores voltaram transformados, assim como temos trazidos outros nos últimos cinco anos. Esses jovens serão vetores dessa revolução que temos iniciado no semiárido potiguar”, destacou Felipe.
Confira todos os prêmios conquistados pelos estudantes do Ciência RN na Febrace:
– Prêmio professor destaque: Victor Silva do Carmo da E.E. Rui Barbosa de Tibau-RN
– 1º lugar votação popular: Aerogerador Portátil de Joel do Amaral Gurgel Neto, Ítalo Vinícius de Oliveira dos Santos e Wyslley Douglas Alves Paiva da Escola Estadual Lourenço Gurgel de Caraúbas/RN
– Prêmio contribuição em Tecnologia Assistiva CNRTA e Prêmio Agência Usp de Inovação: Tradutor de Libras: uma mão na educação, de Gilliard Gleizer de Souza, Maria Beatriz Silveira, Laura Dyane de Lima Caetano e Erismar Rodrigues da Silva.
– Poligen – Prêmio Marília Chaves Peixoto
– 2º lugar Ciências Exatas e da Terra
– Credencial MOSTRATEC, Novo Hamburgo/RS: Estudo da retardação da oxidação lipídica do biodiesel de sebo bovino através de antioxidantes naturais a partir da casca da batata (Solanum tuberosum) de Nayonara Yasmin Alves da Silva e Vasco de Lima Pinto (Orientador) e Romário Felipe da Fonseca (Coorientador) da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho de Mossoró/RN
– Abritec – certificado de incentivo a pesquisa tecnológica e científica
– Destaque Unidades da Federação
– 2º lugar Ciências Exatas e da Terra
– Credencial Intel ISEF – Avaliação do uso do extrato da semente, folha e casca da fruta do conde (Annona squamosa) no combate do Aedes aegypti e Cryptotermes brevis de Kevyn Danuway Oliveira Alves e Bruno Bezerra de Sousa (Orientador) e José Everton Pinheiro Monteiro (Coorientador) da Escola Estadual 11 de Agosto de Umarizal/RN
– 4º lugar Ciências Exatas e da Terra: O uso do limoneo das cascas das frutas da família rutácea como produtor de gás natural II de Aparecida Joziani Silva Fonseca, Daniel Fernandes de Oliveira, Erismar Lopes da Silva e Ivana Verciane Vieira da Silva (Orientador) e Rosa Fhânia Alves Ferreira (Coorientador) da Escola Estadual Governador Walfredo Gurgelde Antonio de Martins/RN
– 4º lugar Ciências Humanas: O entretenimento no município de Tibau/RN: Uma reflexão sobre a juventude e a terceira idade! de Ana Caroline da Silva Tramontina, José Henrique Santana da Silva, Raiane Stefanni de Souza Moura e Víctor Silva do Carmo (Orientador) e Ieda Herculana Felipe dos Santos (Coorientador) da Escola Estadual Rui Barbosa de Tibau/RN
Ainda vale destacar o trabalho do aluno do Instituto Metrópole Digital da Ufersa, Ciros Kauer Tavares das Chagas, sob orientação do professor Isaac Barros, “Construção de uma estufa automatizada com monitoramento web” que ganhou credencial para participar da I-SWEEEP – 2017.
Antes de seguir para São Paulo, todos os trabalhos premiados foram apresentados na Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, um programa da Ufersa em parceria com a UERN e com a Secretaria de Educação do RN.