Estudante da Ufersa é finalista da FEBRACE 2016

Ensino, Estudante 16 de março de 2016. Visualizações: 971. Última modificação: 18/03/2016 14:18:36
Cirus Kauer

Estudante do Instituto Metrópole Digital, Cirus Kauer.

O aluno do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, polo Mossoró, Ciros Kauer Tavares das Chagas, sob orientação do professor Isaac Barros, tem seu trabalho “Construção de uma estufa automatizada com monitoramento web” apresentado e aprovado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, que acontece na Universidade de São Paulo – USP, de 14 a 18 de março. O estudante se encontra entre os finalistas da FEBRACE 2016.

O trabalho defende que as variáveis climáticas e a disponibilidade de água exercem grande influência sobre a produção agrícola, sendo capazes de ocasionar perdas durante o processo produtivo, acarretando um aumento considerável no preço do produto final. Dessa forma, os agricultores familiares localizados na região do semiárido brasileiro sofrem ano a ano com a escassez de chuvas, que ocasionam a quebra de suas safras gerando fome e miséria. Assim, o objetivo da pesquisa se caracteriza na pesquisa e o desenvolvimento de uma tecnologia que contorne essa situação de forma eficiente e a um custo acessível ao produtor familiar.

Os 341 projetos finalistas foram selecionados entre um grupo de mais de 2,2 mil, submetidos diretamente pelos estudantes ou por meio das 125 escolas afiliadas. O público também poderá eleger o projeto mais popular, votando pelo site da FEBRACE (www.febrace.org.br). Os autores dos melhores trabalhos ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios. Também concorrerão a uma das nove vagas para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada em maio, na cidade de Phoenix, Arizona, EUA.

Leia o trabalho AQUI

Acesse a lista dos finalistas