
Coordenador do curso de Arquitetura, professor Eduardo Dias Nunes, dando as boas vindas aos calouros de Pau dos Ferros / Foto cedida
O Campus de Pau dos Ferros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido realizou na noite desta segunda, 15, a solenidade de acolhimento para os novos alunos que ingressaram no campus pelo semestre letivo de 2015.2. Ao todo, a Ufersa Pau dos Ferros recebeu 200 novos estudantes, com destaque para os alunos de Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia da Informação que integram as primeiras turmas dos respectivos cursos.
Entre os novos estudantes há jovens de várias cidades do Nordeste brasileiro como é o caso de Tenório Neto, de 18 anos. Ele saiu do município de Picos, no estado do Piauí, para cursar Tecnologia da Informação em Pau dos Ferros. A distância de casa é grande, mas o jovem universitário diz que todo o esforço vale a pena. Esse é o mesmo raciocínio das jovens Laura Valentim e Edith Diógenes. A primeira veio do município de Paraná, na região do Alto Oeste Potiguar, a segunda de Jaguaretama no Ceará. Ambas estão cursando Arquitetura com o sonho de se tornarem profissionais daqui a alguns anos.
O início do novo semestre letivo também marca uma mudança no número de alunos que ingressam na Ufersa em Pau dos Ferros. Por semestre, o campus do Alto Oeste passa a receber 200 alunos e não mais 150 como acontecia antes. Outra novidade é com o Bacharelado em Ciência & Tecnologia que passa a ser somente noturno.
Durante a solenidade foram apresentados os coordenadores de cada curso em funcionamento no campus e as responsáveis pelas áreas de assistência estudantil e de extensão. O diretor da Ufersa Pau dos Ferros, o professor Alexsandro Pereira Lima, destacou as mudanças que o campus vem passando e deu as boas vindas para cada estudante.
O Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, também compareceu à acolhida e destacou que os jovens estão ingressando na melhor universidade do interior do Norte-Nordeste brasileiro conforme apontou o Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação. O Reitor também fez um apelo para que os estudantes não desistam dos cursos e da universidade diante dos obstáculos. “Na hora que algum aluno desiste, o nosso custo por estudante aumenta. Então busquem a universidade e não desistam nas primeiras dificuldades. Aqui temos profissionais como Assistentes Sociais, Psicólogos, todo um setor pedagógico para ajudar os estudantes no que for preciso”, explicou o reitor Arimatea.
O Diretório Central dos Estudantes, o DCE da Ufersa em Pau dos Ferros, também participou da acolhida. Após a solenidade, os alunos conferiram uma palestra sobre doação de sangue. O serviço social da Ufersa Pau dos Ferros pretende realizar uma campanha neste sentido para simbolizar um “trote” solidário aos calouros. Paralelo a isso, estão acontecendo programações específicas das coordenações dos cursos para os seus respectivos alunos.