Encerrado o período para as inscrições no Sistema de Seleção Unificada – SISU, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebeu 44.751 inscritos. Esse número é quase o dobro em relação à edição anterior, quando a Federal do Semi-Árido recebeu 27.156 inscrições para o semestre de 2015.2.
A novidade para esta edição é a inserção do curso de Medicina do Câmpus Sede entre as opções. A nova graduação também liderou a procura entre os estudantes com concorrência de 129,45 candidatos por vaga. Em seguida vem o curso de Administração que finalizou com 81,28 candidatos por vaga, e ainda Medicina Veterinária com 71,72 e o curso de Direito com 61 inscritos por vaga.
Para o semestre de 2016.1 estão sendo ofertadas 1.340 vagas distribuídas entre 26 cursos de graduação cujo processo de seleção é pelo SISU. Na relação entre número de inscritos e quantidade de vagas, a concorrência geral na Ufersa ficou por volta de 33 candidatos por vaga.
Os candidatos selecionados devem acompanhar todos os passos do processo na página da Pró-reitoria de Graduação – PROGRAD. De acordo com o cronograma do Edital, a próxima fase será a matrícula na Ufersa, agendada para os dias 22 (sexta), 25 (segunda) e 26 (terça) de janeiro.
CRESCIMENTO NA PROCURA –
Desde que a Ufersa aderiu o Sisu como forma de seleção para ingresso grande maioria dos seus cursos de graduação, a procura vem gradativamente aumentando. O número total de inscritos para os cursos do Câmpus Sede, em Mossoró, saltou de 36.264 nos dois semestres de 2011 para mais de 44 mil inscritos somente na procura pelo primeiro semestre de 2016.
O crescimento também se repete nos demais câmpus. Em Angicos, em 2011 foram 6.600 candidatos e, em 2015.2, 7.300; já em Caraúbas, neste mesmo comparativo, o salto foi de 5.500 para 6.700. Para os cursos de Pau dos Ferros, a procura praticamente dobrou, saindo de 3.600 na primeira edição de 2012 para 6 mil no ano passado.
O Pró-reitor de Graduação, professor Augusto Carlos Pavão, ressalta a importância dessa evolução como reflexo do amadurecimento da instituição.” O aumento do número de candidatos inscritos nos cursos da Ufersa via SISU pode ser atribuído a vários fatores: aumento do número de cursos oferecidos, progressiva divulgação e consequente conhecimento da Instituição por parte dos candidatos, além, é claro, do aumento do número total de inscritos no SISU, considerando toas as Universidades”.
Para ele, independente da quantificação isolada de cada um desses fatores, de forma qualitativa, fica nítida a consolidação da Federal do Semiárido como uma das principais Universidades Federais na região Nordeste, tanto no quantitativo de cursos e de vagas como nos indicadores de qualidade. “Considerando-se todo o desafio que representou e ainda representa o processo de expansão e de interiorização do Ensino Superior Público no Brasil, a Ufersa tem demonstrado cumprir plenamente sua missão institucional ao se tornar um dos principais exemplos bem sucedidos desse processo”, defende o professor Pavão.