Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado conclui atividades

Ensino 21 de dezembro de 2015. Visualizações: 1381. Última modificação: 21/12/2015 15:07:11
Equipe do curso de Aperfeiçoamento em Educação Especializada

O curso de aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado conclui atividades depois de 9 meses de intenso trabalho com professores da Educação Básica da rede pública de ensino. O programa do curso foi ofertado pelo Núcleo de Educação a Distância – NEaD da Universidade Federal Rural do Semi-Árido em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, unidade do Ministério da Educação – MEC.

De março a novembro de 2015, uma turma de 160 estudantes mantiveram um intenso ritmo de estudos nas 8 disciplinas, que ao todo somaram 270 horas de atividades por meio da plataforma Moodle, com participações em fóruns, chats, estudos dirigidos e estudos de casos, sempre associando a teoria com a prática trazida pelo aluno-professor.

A proposta é baseada na Política Nacional de Educação Especial sob a perspectiva da Educação Inclusiva com o objetivo de fornecer formação continuada aos professores da rede pública no intuito de garantir o acesso e a permanência dos alunos com deficiência e necessidades específicas, além de alunos com Transtornos do Espectro Autista, Altas Habilidades/superdotação nas escolas desenvolvendo a acessibilidade necessária para eliminação de barreiras.

Fonoaudiólogo Varder Braga Júnior, coordenador do curso

O fonoaudiólogo Varder Braga Júnior, coordenador do curso, ressalta a contribuição da Ufersa para melhoria da educação. “O curso trouxe novas perspectivas pessoais e profissionais não só para os alunos-professores, mas para toda equipe envolvida no processo. Com a oferta desse curso, a Ufersa ultrapassa seus muros para dar sua contribuição social à Educação do País por meio da formação continuada aos professores e que, por sua vez, possam ser agentes transformadores na vida das pessoas com deficiência ou necessidades específicas”.

Este fora o primeiro curso oferecido pela Ufersa neste formato e nesta área. Para atender as demandas da grade de atividades, o quadro de professores e tutores fora composto por profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, constituindo uma equipe interdisciplinar.

Para celebrar a conclusão dos trabalhos, professores, tutores e colaboradores do curso se confraternizaram em uma reuniram na última quinta-feira, dia 17 de dezembro, no Salão do Registro Escolar, situado no Prédio da Reitoria, Câmpus Leste da Ufersa Mossoró.

SERVIÇO –

Os certificados dos estudantes que concluíram as atividades já estão disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA.