Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Estudantes desenvolvem suplemento a base de sementes e amêndoas

Estudante, Extensão, Pesquisa 19 de novembro de 2015. Visualizações: 1193. Última modificação: 20/11/2015 19:22:17
castanha

O novo produto é composto pelas sementes e pelas amêndoas castanha do Pará e castanha do caju

Um suplemento natural à base de sementes e amêndoas como complemento à nutrição gestacional. O novo produto, o Suplemix, é fruto de pesquisa desenvolvido por três estudantes de uma escola pública de Tibau, premiada na Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. A iniciativa é das alunas Camila Ewinny Costa Dunga, Monaliza Torquato Rodrigues e Wanlídia Fernandes de Araújo Benevides. O experimento foi desenvolvido no Laboratório de Tecnologia e Controle de Qualidade do Pescado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, sob a supervisão do professor Alex Augusto Gonlaçves, tendo como orientadores a professora Ieda Herculano, da Escola Estadual Rui Barbosa, em Tibau e a estudante de Engenharia de Pesca, Janaína Honória.

Alex AugustoO Suplemix é um suplemento alimentar em forma de barra de cereal e um mix granulado voltado para suprir a necessidade nutricional de mulheres gestantes. O produto é composto pelas sementes de gergelim, linhaça, chia, aveia em flocos, quinoa, lentilha, e pelas amêndoas castanha do Pará e castanha do caju, ricas em nutrientes como, ácido fólico, cálcio, ferro, zinco, magnésio, cobre, vitaminas etc.

As estudantes da rede pública buscaram a parceria da Universidade após não obterem sucesso nas primeiras tentativas de desenvolvimento do produto, de uma forma artesanal. “A cada passo que acompanhei as estudantes pude perceber o interesse e comprometimento delas com o projeto. Cada conquista demonstrou a qualidade do trabalho desenvolvido”, considerou o professor Alex Augusto ao parabenizar as estudantes secundaristas. O professor da Ufersa que responde pelo Laboratório de Tecnologia e Controle de Qualidade do Pescado – LAPESC, não só se colocou à disposição para supervisionar as estudantes, como também disponibilizou o laboratório para a realização dos experimentos.

“Me orgulho muito ver a iniciativa dessas “mini pesquisadoras”, que com tanta garra, comprometimento, dedicação conseguiram desenvolver um produto que poderá ser uma alternativa para fornecer nutrientes importantes na gestação”, comentou. O projeto Suplemix já recebeu cinco premiações em feiras científicas, e convidadas a apresentar o projeto em feiras internacionais, sendo reconhecido pela criatividade e pelo alcance social ao propor melhorias para saúde das mulheres grávidas.

Todos agradecem a oportunidade que a UFERSA proporcionou, como parceira através do Projeto Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, idealizado pela Profa. Celicina Borges e muito bem coordenado pelo Prof. Felipe Ribeiro – Pró-Reitor de Extensão e Cultura.

SUPLEMIX (2)