Nesta quarta, 21, o reitor José de Arimatea de Matos, visitou o canteiro de alguns prédios em construção no campus Leste da Ufersa em Mossoró e constatou que as obras estão entrando na reta final.
Acompanhado de engenheiros da Superintendência de Infraestrutura (SIN) e de empresários responsáveis pelas obras, o reitor começou a visita pelo prédio que vai receber o Núcleo de Educação à Distância, o NEaD. O bloco, com 80% do serviço concluído, será atrelado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Ao todo, são 2 pavimentos com 21 salas que darão para oferecer qualidade ao trabalho do Programa de Ensino de Tutoria (PET) e as monitorias, além do próprio NEaD. Com espaço disponível, o prédio também deve receber as atividades iniciais do curso de Medicina da Ufersa Mossoró.
Outra obra que também está na fase final, com 82% do serviço executado, é o bloco de Ciências da Computação. A unidade já está com o piso concluído e na fase de pintura. O prédio vai receber todo o setor de laboratórios do curso para atender os alunos da graduação e da pós-graduação da área. O bloco ainda receberá os estudantes do Instituto Metrópole Digital.
A previsão da construtora responsável pelas duas obras é de entregar os blocos até março de 2016, mas a expectativa, com o andamento do serviço, é que esse prazo seja encurtado.
Ainda nesse contexto de obras na reta final, o reitor José de Arimatea também visitou o novo bloco de Engenharia Florestal no Departamento de Ciências Vegetais (DCV). A estrutura já está com 92% do serviço concluído, com piso, pintura e bancadas prontas. No momento, os operários estão trabalhando no acabamento da rede elétrica, hidráulica e de lógica. Na estrutura física, a única parte que falta, até agora, é o forro que já se encontra na obra e que deve ser instalado nos próximos dias. A expectativa do empresário é entregar o bloco até o dia 30 de novembro.
A garantia foi dada diante dos docentes do curso de Engenharia Florestal que estão animados com o novo setor. A coordenadora do curso, a professora Rejane Botrel, argumentou dizendo que o bloco vai dar mais qualidade e conforto as atividades do curso. “Agora os nossos alunos vão ficar mais motivados. Eles cobravam isso”, relatou a docente.
“Apesar dos cortes, planejamos e conseguimos dar andamento a todas as obras da Ufersa. Estamos satisfeitos com o trabalho e vamos continuar monitorando as obras até a conclusão”, destaca o reitor.
BLOCO DE ENGENHARIAS
A comitiva formada pelo reitor e pelos engenheiros da Ufersa aproveitou o momento para visitar também o andamento da obra do bloco das engenharias. Com 4 pavimentos já construídos a partir de pré-moldados, o prédio de 8 mil metros quadrados ultrapassou a marca dos 50% do serviço concluído.
Agora, o trabalho dos operários está na fase de acabamento da estrutura física e na instalação elétrica e hidráulica. Esta é a maior obra em andamento em toda a Ufersa e tem um investimento de cerca de R$ 10 milhões. O bloco foi projetado para receber praticamente todos os laboratórios das engenharias Civil, Mecânica, Petróleo, Produção e Química, além da parte administrativa e salas de professores.