O Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina – Gedic – comemorou o quinto ano de existência com Seminário Direitos Humanos, Democracia e Conflitos Sociais. Realizado em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos do Semiárido (CRDH Semiárido) e com o Centro Acadêmico de Direito (CAD), o Seminário contou com a presença dos professores José Geraldo de Sousa Junior, Carlos Frederico Marés e Eduardo Fernandes, autoridades em direito crítico.
Durante dois dias foram debatidos temas com reflexões sobre a postura teórica e prática do Gedic que é composto por docentes e estudantes dos mais variados cursos da Ufersa e de outras instituições. Além da celebração dos cinco anos, o momento representou a reconstrução da trajetória do Grupo de Estudos, bem como a projeção de novos compromissos e horizontes de atuação entre os atores envolvidos com o projeto.
Nesses cinco anos de existência, o Gedic tem sido muito importante para o curso de Direito da Ufersa. O Grupo tem participado ativamente de momentos fundamentais, como a reformulação de seu Projeto Político Pedagógico e a implantação do CRDH Semiárido, prezando pela promoção de espaços de aprofundamento teórico e de realização de extensão popular. Além disso, os estudantes que integram o Gedic participam ativamente dos espaços de política estudantil, como Centro Acadêmico e Diretório Central dos Estudantes, contribuindo para conquistas como a paridade nas votações universitárias, bem como no Movimento Pau de Arara.
Somado à comemoração do quinto aniversário, o Gedic também festejou as conquistas discentes que estão saindo da universidade e que já dão grandes passos para a conquista profissional. Nesse sentido, cabe destacar cinco formandos, membros do Gedic, que obtiveram aprovação no último exame Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).