Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa prepara início das aulas no Núcleo de Línguas do Idiomas Sem Fronteiras

Capacitação, Ensino, Responsabilidade Social 12 de agosto de 2015. Visualizações: 2922. Última modificação: 18/08/2015 11:54:49

Idiomas Sem FronteirasA partir do dia 19 de agosto, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido inicia os cursos presenciais no Núcleo de Línguas do Programa Idiomas Sem Fronteiras/IsF. As aulas acontecerão nos 4 câmpus da Ufersa – Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros – e atenderão neste primeiro momento cerca de 200 alunos, a maioria universitários e servidores da própria instituição.

Maria Isabela Tavares é aluna e umas das professoras selecionadas

Maria Isabela Tavares é aluna e umas das professoras selecionadas

Inicialmente, os cursos oferecidos serão o Preparatório para o TOEFL ITP e os de Leitura e compreensão de texto em língua inglesa com níveis básico e intermediário. Os professores-bolsistas, ministrantes dos cursos, foram selecionados a partir de um edital da CAPES, agência de fomento do IsF. O destaque é que umas das professoras aprovadas é aluna da Ufersa. Maria Isabela Tavares está cursando o 3º período de Letras-Inglês no câmpus Caraúbas e conseguiu a aprovação frente a outros candidatos que tinham graduação e até mesmo pós-graduação.

“Minha participação como professora no ISF- Inglês é, com certeza, um grande diferencial na minha formação acadêmica e profissional. Estou tendo a oportunidade de vivenciar os dilemas do trabalho docente no início da minha graduação, o que permite, desde cedo, a articulação da teoria estudada na Ufersa com a prática nos cursos presenciais do NucLi”, enfatiza Isabela.

Segundo a coordenadora do programa IsF – Inglês na Ufersa, professora Sandra Araújo Dias, as aulas serão uma ótima oportunidade para quem deseja conhecer e se aprofundar na compreensão de inglês. Em setembro, serão ofertados cursos específicos de conversação, de ensino da oralidade por meio de filmes e séries estrangeiras e de aspectos culturais da vida em um campus universitário, sendo este último ideal para quem deseja concorrer a uma vaga do programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal.

“O IsF-Inglês é um programa de extrema importância e necessidade, pois promove a mobilidade de alunos e servidores da Ufersa para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, aperfeiçoamento e extensão em instituições de excelência no exterior. Além da mobilidade acadêmica, o IsF dá oportunidade para a aprendizagem e/ou o aperfeiçoamento das habilidades linguísticas, bem como o conhecimento de diversas culturas”, ressalta a professora Sandra.

Professora Elaine Cristina Forte Ferreira, coordenadora do IsF – Português

Professora Elaine Cristina Forte Ferreira, coordenadora do IsF – Português

É importante destacar que além dos cursos presenciais, o IsF-Inglês também abrange as seguintes ações especificas: teste de nivelamento e proficiência (TOEFL ITP) e Ensino de inglês online – My English Online (MEO). No primeiro semestre de 2015, a Ufersa ofertou 2.478 vagas para aplicação do TOEFL ITP nos quatro campi.

Além do inglês, o programa Idioma Sem Fronteiras da Ufersa está em fase de implantação do IsF – Português e na expectativa para iniciar os cursos presenciais de Língua Portuguesa para estudantes e visitantes de outros países que estejam na região. A professora Elaine Cristina Forte Ferreira é a coordenadora do IsF – Português e espera uma boa participação de alunos, assim como no inglês.

“A expectativa é a melhor possível, pois, além de propiciar exames de proficiência a alunos estrangeiros que desejarem ingressar em cursos de graduação e pós-graduação em nosso país, será uma grande oportunidade para toda a comunidade acadêmica que deseja ampliar os conhecimentos acerca da nossa língua materna”, explica a professora Elaine.

A expectativa do Núcleo Gestor do Programa Idiomas sem Fronteiras é que outros cursos do IsF – Inglês e a implantação dos cursos presenciais do IsF – Português comecem a partir de setembro do corrente ano em todo território brasileiro.

Outras informações sobre o programa Idiomas Sem Fronteiras na Ufersa podem ser obtidas pelo e-mail: isf.ufersa@ufersa.edu.br.

Acesse a página para o Teste de Nivelamento do Programa
Acesse a página do Programa IsF