
Banner em homenagem ao professor Maurício Oliveira, que nomeou uma sala para a programação do Congresso Barasileiro de Solos
Dois professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido foram homenageados durante o XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, o mais importante encontro científico da área, que este ano aconteceu na cidade de Natal, durante os dias 2 a 8 de agosto. O trabalho do pesquisador Maurício de Oliveira foi lembrado como tombamento de uma sala reservador para as palestras do Congresso.
O professor Maurício de Oliveira faleceu em 2006 e foi um dos maiores pesquisadores do Brasil na área de solos. Já o pesquisador Francisco Ernesto Sobrinho, aposentado, foi agraciado com uma comenda do Congresso em reconhecimento ao seu trabalho, com ênfase em estudos de solo no Rio Grande do Norte.
O encontro acontece bienalmente promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – SBCS com o objetivo levar a discussão que em Ciência do Solo deve abranger a diversidade de funções desempenhadas pelo solo e envolver aspectos agrícolas, ambientais, ecológicos, sociais e econômicos, provocando e convocando todos os setores da sociedade, bem como as ciências afins, para a discussão do solo dentro de uma visão ampla e multidisciplinar.
A professora Carolina Malala Martins é vinculada ao Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas e destaca que as duas homenagens são um reconhecimento dos relevantes trabalhos desenvolvidos pelos dois professores e, consequentemente, um reflexo do legado e solidez das pesquisas desenvolvidas pela Ufersa na área de Solo.
A Ufersa participou diretamente da realização do evento, organizando a excursão técnica que reuniu pedólogos do Brasil e do exterior, discutindo os solos mais representativos do Estado. Também estiveram à frente do Congresso a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S/A – EMPARN, a UFRN e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA.