Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Selo dos Correios sobre Abelhas é lançado na Ufersa

Gestão, Responsabilidade Social 22 de maio de 2015. Visualizações: 3157. Última modificação: 22/05/2015 18:15:46
Reitor carimba sele dos Correios em homenagem às Abelhas

Reitor carimba sele dos Correios em homenagem às Abelhas

Mossoró entrou na lista das seis cidades brasileiras a receber o lançamento oficial de uma coleção de selos dos Correios em homenagem às Abelhas. A série “Abelhas Brasileiras Melíponas – Abelhas sem ferrão” foi lançada na manhã desta sexta-feira, dia 22, no Auditório da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufersa, devido à importância dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores da Universidade sobre o inseto.

A coleção destaca a imagem de seis espécies pela sua originalidade e importância para a preservação do equilíbrio ecológico e a exploração sustentável da meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). São elas: Uruçu do Chão, Uruçu Amarela, Jandaíra, Iraí, Jataí da Terra e Jati. Os interessados e colecionadores de selos postais já podem adquiri-lo a partir da próxima segunda-feira, dia 25, nas Agências dos Correios de Mossoró.

Carimbo usado para obliterar os selos dos Correios

Carimbo usado para obliterar os selos dos Correios

O gerente comercial dos Correios no RN, Marco Antônio Silva ressaltou, no entanto, que o impresso também estará disponível nas agências de todo Brasil e mais: peças idênticas passarão a compor o acervo do Museu Nacional dos Correios, em Brasília. “Esse acontecimento se justifica pela importância das Abelhas no ecossistema”, argumento ele.

Um dos seis modelos de selos lançados pelos Correios

Um dos seis modelos de selos lançados pelos Correios

Selo sendo obliterado na Ufersa

Selo sendo obliterado na Ufersa

No momento mais importante da solenidade, o gerente comercial, seguido do reitor José de Arimatea de Matos, dos professores especialistas no estudo com abelhas Dirk Koedam e Lionel Gonçalves e um produtor convidado da região Oeste Potiguar obliteraram (carimbaram) as primeiras edições do selo, que irá circular com tiragem de 720 mil unidades.

Além de Mossoró, também estão no circuito do lançamento as cidades de Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Poços de Caldas/MG e Teresina/PI. Os selos foram criados por José Carlos Braga, que utilizou as técnicas de quadricromia com aplicação serigráfica de verniz aromático e computação gráfica. As peças também podem ser adquiridas Loja Virtual dos Correios e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br).

Visitantes na Exposição sobre Abelhas
Professor Rui Sales, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação
Produtor Paulo Meneses, meliponicultor produtor
Professor Lionel Gonçalves, pesquisador da Ufersa
Dirk Koedam, pesquisador da Ufersa
Exposição sobre Abelhas
Mesa de solenidade do lançamento do Selo