As Assistentes Sociais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) realizaram a quarta edição do Encontro Itinerante da categoria. Dessa vez, a reunião bimestral aconteceu no câmpus de Angicos e contou com a participação da professora Ludimilla Serafim, coordenadora do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais (DACS) e orientadora do programa Ufersa em Ação, Serviço Social em Atuação.
Foi um dia intenso de trabalho, já que as profissionais iniciaram a I Oficina de Instrumentalidade do Serviço Social da UFERSA. “Nós já temos um programa, realizamos encontros periódicos para articular as ações e agora estamos padronizando nosso instrumental para que a Assistente Social que esteja em Angicos, por exemplo, trabalhe de forma unificada com as profissionais de Caraúbas, Pau dos Ferros e Mossoró”, explicou Janaína Holanda, coordenadora do programa.
Durante a manhã foi realizado um debate sobre “A prática do Assistente Social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional”. A tarde a listagem dos instrumentais e o início da unificação do material. “A Ufersa possui hoje um grupo de Assistentes Sociais bastante articuladas, propositivas e comprometidas com a profissão. Esse trabalho que estão desenvolvendo é fantástico e servirá sem dúvida de referência para outras universidades”, falou Ludimilla.
O encontro foi encerrado com uma grande confraternização com troca de brindes em comemoração ao Dia do Assistente Social. “Ao mesmo tempo que a gente se encontra, a gente se fortalece e essa reunião foi muito oportuna porque comemorar o Dia do Assistente Social é renovar nossos esforços na garantia de direitos sociais e relembrar que o Serviço Social se faz na luta”, concluiu a Assistente Social, Fabrícia Dantas, anfitriã do encontro.
O próximo Encontro Itinerante do Serviço Social da Ufersa acontecerá em Pau dos Ferros no mês de julho.