A Pró-reitoria de Graduação segue até esta quarta-feira, dia primeiro de abril, com a programação do Encontro Pedagógico 2015.1. As atividades começaram na tarde desta última segunda com a abertura do evento pelo reitor José de Arimatea de Matos, a pró-reitora adjunta de Graduação, Luciana Angélica Nunes e os dois conferencistas convidados para o primeiro momento.
A primeira palestra foi proferida pelo professor Carlos Alberto Santos de Almeida, titular da Universidade Federal do Ceará – UFC e com carreira acadêmica em Física, ele falou sobre a importância da inserção da pesquisa no planejamento do Ensino.
“O desafio é construir uma identidade de professor universitário”, exclamou ele ao falar para os professores que iniciam a carreia de docente no Ensino Superior, ao ilustrar os desafios trilhados para o amadurecimento da pesquisa dentro da sala de aula.
Em seguida, o professor Valdemar Siqueira, adjunto da Ufersa, comentou que muitas vezes o imaginário sobre pesquisa está atrelado à Pós-graduação, quando, na verdade, “o conhecimento não é um argumento lógico. Conhecimento é um processo intuitivo”, ilustrou para mostrar a pesquisa de um ambiente voltado para a troca de experiências – e pesquisas – dentro da sala de aula.
Na tarde da terça-feira, a programação começou com a oficina Pesquisa no Ensino de Graduação reuniu profissionais da docência para compartilhar experiências e reflexões acerca do papel da pesquisa ainda na Graduação.
Para encerrar, o fonoaudiólogo Francisco Varder ministra a oficina de Bem estar vocal na docência com o intuito de sensibilizar os participantes da importância da performance vocal no contexto educativo e os cuidados necessários.
“O Encontro Pedagógico é um momento de troca de experiência entre os nossos professores. Por isso, por mais que a gente com muita satisfação convide professores de outras instituições, gostamos de explorar ao máximo os nossos profissionais”, destaca Luciana Nunes, pró-reitora adjunta da Graduação.