Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa realiza aperfeiçoamento para professores de matemática

Ensino 27 de janeiro de 2015. Visualizações: 1755. Última modificação: 27/01/2015 17:27:37
sem título-7418

Aulas são ministradas por vídeo conferência direto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, no Rio de janeiro

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido realiza durante toda essa semana mais uma capacitação para estudantes universitários e professores de matemática. Participam da atividade 150 participantes. O curso, que acontece dentro do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM, visa oferecer uma capacitação para professores de Matemática do Ensino Médio do Estado do Rio Grande do Norte. O financiamento é da Sociedade Brasileira de Matemática.

Professora Aparecida Soares, da Ufersa | Créditos: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Professora Aparecida Soares, da Ufersa | Créditos: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

“Os participantes com 100% de frequência vão receber uma ajuda de custo de R$ 275,00, além do material didático e de consumo”, informou a professora de matemática da Ufersa, Maria Aparecida da Silva Soares, uma das coordenadoras do PAPMEM. A professora explica que a ajuda de custo é para os primeiros 100 inscritos que tiverem participação integral na capacitação.

O Programa é oferecido pelo Departamento de Ciências Exatas e Naturais da Ufersa, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, do Rio de Janeiro. O curso é ministrado em módulos independentes que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Nessa edição, estão sendo ministradas aulas sobre Progressão Aritimétrica, Análise Combinatória, Recorrência, Matemática Financeira e Geometria Espacial.

O aperfeiçoamento em matemática é gratuito e os participantes recebem um certificado de Curso de Atualização, de 40 horas, emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufersa e um exemplar do livro adotado. “O curso vem sendo oferecido na Ufersa pelo segundo ano, acontecendo em duas edições, nos meses de janeiro e julho”, afirma o professor Ronaldo Garcia, coordenador do PAPMEM.

sem título-7375

Curso oferece Oficina de Resolução de Problemas no turno da tarde

 

Com duração de uma semana, o PAPMEN ocorre em horário integral – manhã e tarde. As atividades consistem aulas teóricas, pela parte da manhã, ministradas no IMPA e transmitidas em tempo real para a Ufersa pelo sistema de teleconferência e, na parte da tarde, com aulas práticas com oficinas de resolução de problemas. A atividade acontece no Auditório do CTARN, pela manhã, e no prédio da pós-graduação na parte da tarde.

Para a graduanda em matemática pela UERN, Dayane Menezes da Silva, o curso é uma boa oportunidade para melhorar o currículo. “Além abrir novas oportunidades, o PAPMAT é uma forma do profissional se aperfeiçoar e melhor colocar em prática seus conhecimentos em sala de aula”, considerou. A estudante que cursar o 8º período já pensa no mestrado profissional em matemática.

Há 05 anos selecionando matemática na Escola Municipal Professora Geralda Cruz, em Areia Branca, o professor Fábio Júnior Nascimento, que cursa matemática na Ufersa, participa do curso de aperfeiçoamento pela segunda vez. “É uma oportunidade de rever e aprender novas metodologias para se aplicar em sala de aula”, afirmou.

Oficina de Resolução de problemas
Professora Aparecida Soares, da Ufersa | Créditos: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Oficina de resolução de problemas
Professores de Matemática participal de curso de aperfeiçoamento na Ufersa
Dayane Silva, estudante de matemática da UERN
Professor, Fábio Júnior