Ufersa realiza aperfeiçoamento para professores de matemática

Ensino 27 de janeiro de 2015. Visualizações: 1755. Última modificação: 27/01/2015 17:27:37
sem título-7418

Aulas são ministradas por vídeo conferência direto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, no Rio de janeiro

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido realiza durante toda essa semana mais uma capacitação para estudantes universitários e professores de matemática. Participam da atividade 150 participantes. O curso, que acontece dentro do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM, visa oferecer uma capacitação para professores de Matemática do Ensino Médio do Estado do Rio Grande do Norte. O financiamento é da Sociedade Brasileira de Matemática.

Professora Aparecida Soares, da Ufersa | Créditos: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

“Os participantes com 100% de frequência vão receber uma ajuda de custo de R$ 275,00, além do material didático e de consumo”, informou a professora de matemática da Ufersa, Maria Aparecida da Silva Soares, uma das coordenadoras do PAPMEM. A professora explica que a ajuda de custo é para os primeiros 100 inscritos que tiverem participação integral na capacitação.

O Programa é oferecido pelo Departamento de Ciências Exatas e Naturais da Ufersa, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, do Rio de Janeiro. O curso é ministrado em módulos independentes que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Nessa edição, estão sendo ministradas aulas sobre Progressão Aritimétrica, Análise Combinatória, Recorrência, Matemática Financeira e Geometria Espacial.

O aperfeiçoamento em matemática é gratuito e os participantes recebem um certificado de Curso de Atualização, de 40 horas, emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufersa e um exemplar do livro adotado. “O curso vem sendo oferecido na Ufersa pelo segundo ano, acontecendo em duas edições, nos meses de janeiro e julho”, afirma o professor Ronaldo Garcia, coordenador do PAPMEM.

sem título-7375

Curso oferece Oficina de Resolução de Problemas no turno da tarde

Com duração de uma semana, o PAPMEN ocorre em horário integral – manhã e tarde. As atividades consistem aulas teóricas, pela parte da manhã, ministradas no IMPA e transmitidas em tempo real para a Ufersa pelo sistema de teleconferência e, na parte da tarde, com aulas práticas com oficinas de resolução de problemas. A atividade acontece no Auditório do CTARN, pela manhã, e no prédio da pós-graduação na parte da tarde.

Para a graduanda em matemática pela UERN, Dayane Menezes da Silva, o curso é uma boa oportunidade para melhorar o currículo. “Além abrir novas oportunidades, o PAPMAT é uma forma do profissional se aperfeiçoar e melhor colocar em prática seus conhecimentos em sala de aula”, considerou. A estudante que cursar o 8º período já pensa no mestrado profissional em matemática.

Há 05 anos selecionando matemática na Escola Municipal Professora Geralda Cruz, em Areia Branca, o professor Fábio Júnior Nascimento, que cursa matemática na Ufersa, participa do curso de aperfeiçoamento pela segunda vez. “É uma oportunidade de rever e aprender novas metodologias para se aplicar em sala de aula”, afirmou.

Oficina de Resolução de problemas
Oficina de resolução de problemas
Professores de Matemática participal de curso de aperfeiçoamento na Ufersa
Dayane Silva, estudante de matemática da UERN