Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Estudantes secundaristas vivenciam espaço universitário

Extensão 5 de dezembro de 2014. Visualizações: 1055. Última modificação: 05/12/2014 11:40:45
sem título-6910

Estudantes secundaristas apresentam relatórios sobre experiências nos laboratórios da Ufersa dentro do Projeto Novos Talentos

 

Estudantes do ensino fundamental e médio de seis escolas públicas de Mossoró tiveram a oportunidade de vivênciar o espaço universitário. A experiência aconteceu dentro do Projeto Novos Talentos, desenvolvido no Programa de Extenção Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. Ao todo, 30 adolescentes passaram duas semanas conhecendo os laboratórios da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Nessa sexta-feira, 05, cada grupo de estudante apresentou para os demais a experiência vivenciada nos laboratórios. Os grupos foram distribuídos em 20 laboratórios da Ufersa, com cada estudante escolhendo uma área de atuação. “O objetivo é fazer com que os alunos conheçam as práticas desenvolvidas na Ufersa, despertando o interesse deles em ingressar na Universidade”, afirmou a vice-coordenadora do Projeto Novos Talentos, a bióloga Criatiane de Carvalho. O projeto conta com a participação de professores, estudantes de graduação e pós-graduação e, de servidores técnicos administrativos lotados nos laboratórios, que mostram o funcionamento dos laboratórios para os visitantes.

sem título-6922

Sanderlley Charlles pretende estudar Engenharia Civil na Ufersa

Em duas semanas os jovens acompanhar todas as atividades que são desenvolvidas. “Uma oportunidade para descobrir a nossa verdadeira vocação profissional”, afirmou Sanderlley Challes Silva, de 14 anos, estudante do 8º ano, da Escola Estadual Antônio Fagundes. Ele optou pelo laboratório de materiais e diz que quando observar uma construção será com outra visão. “Aprendi como diagnosticar a qualidade dos materiais e todo o processo de fabricação”, opinou.

O professor de Engenharia Mecânica, Zoroastro Torres Villar, elogia o interesse dos jovens estudantes. “Observamos que a partir de agora eles passam a vislumbrar com o espaço acadêmico, antes, considerado muito distante da realidade deles”, opinou o professor. O mais importante do projeto é que os estudantes voltam pra casa com o desejo de retornar à Universidade.

Participaram da vivência nos laboratórios da Ufersa estudantes das Escolas Estaduais: Moreira Dias, Raimundo Gurgel, Moreira Dias e, das Escolas Municipais: Celina Guimarães, Duarte Filho, Antônio Fagundes. Todos os participantes receberam certificados.