Ufersa oferece 120 vagas para Licenciatura em Educação do Campo

Processos Seletivos 2 de dezembro de 2014. Visualizações: 2647. Última modificação: 02/12/2014 10:23:47

ledoc

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido está com inscrições abertas para o curso de Licenciatura em Educação do Campo. O ingresso, especificamente para essa licenciatura, não será feito pelo Enem/Sisu, mas por meio de Processo Seletivo Vocacionado (PSV). As inscrições estão sendo realizadas até o dia 09 de janeiro, exclusivamente, via internet. Estão sendo oferecidas 120 vagas, sendo 60 para o primeiro semestre de 2015 e 60 para o segundo semestre. Não é cobrada nenhuma taxa de inscrição.

Podem participar do PSV professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que tenham o ensino médio concluído e não tenham formação de nível superior; profissionais da educação que atuem nos centros de alternância ou em experiências educacionais alternativas de Educação do Campo, vinculados a movimentos sociais ou sindicais do campo, que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior, bem como profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo, que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior.

O PSV também atende aos jovens e adultos de comunidades do campo que tiverem concluído o ensino médio ou curso equivalente e não tenham formação em nível superior. Serão consideradas escolas e comunidades do campo as que têm seu espaço geográfico classificado pelo IBGE como rural e localizada no estado do Rio Grande do Norte.

A seleção será por meio de uma prova com questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática, mais uma redação, a ser aplicada no dia 25 de janeiro de 2015.Mais informações, edital e formulário de inscrições podem ser encontrados na página da Comissão Permanente de Processo Seletivo – CPPS: http://cpps.ufersa.edu.br/ledoc/

LEDOC – O o curso de Licenciatura Educação do Campo visa contribuir para a valorização da educação do campo, estando voltada para a realidade do semiárido. Os concluintes da licenciatura vão estar preparados para compreender a realidade social e cultural específica das populações que vivem no e do campo e incorporar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento social.

O curso pretende conferir o Diploma de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação para docência multidisciplinar nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, com as seguintes habilitações: “Ciências Humanas e Sociais” e “Ciências da Natureza”.

Na Ufersa Mossoró o curso é ofertado em regime de alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade. O Tempo Escola será desenvolvido durante o semestre acadêmico com duração intensiva, em regime de tempo integral, de forma predominante no turno da manhã com atividades eventuais à tarde. O Tempo Comunidade será desenvolvido de forma intensiva nos locais de moradia e/ou de trabalho dos estudantes, nos demais campi da Ufersa, por meio de projetos de estudos vinculados ao contexto e às escolas do campo.