Jiu Jitsu da Ufersa conquista medalhas em Panamericano

Esporte 22 de outubro de 2014. Visualizações: 1262. Última modificação: 22/10/2014 14:57:03

Foto 2

Equipe de Jiu Jitsu da Ufersa

A equipe de Jiu Jitsu da Universidade Federal Rural do Semi-Árido conquistou quatro medalhas, sendo uma de ouro, uma prata e dois bronzes, no Campeonato Panamericano de Jiu Jitsu Profissional, realizado em Fortaleza, no último fim de semana. O Campeonato foi promovido pela Confederação Brasileira de Lutas Profissionais.

A Ufersa foi representada cinco atletas: Ivan, campeão panamericano de Jiu-Jitsu, no infanto juvenil, faixa amarela, categoria pena; Pablo Eduardo Alves do Nascimento, 15 anos, bronze no infanto-juvenil faixa amarela. Na categoria adulto master faixa branca no mesmo campeonato Paulo Roberto Silva de Melo, categoria pena, conquistou a medalha de bronze. Outro medalhista foi o professor Carlos Augusto Fernandes Barros, o Carlinhos, na categoria sênior 1, faixa preta, castegoria pena.

A equipe da Ufersa Jiu-Jitsu que atualmente integra um projeto de extensão que ministra aulas gratuitas com professores voluntários intitulado “Inserção da comunidade mossoroense na Ufersa através da prática do Jiu-Jitsu”. O projeto conta com 40 praticantes entre servidores, alunos de graduação e pós graduação e adolescentes e adultos de diversas comunidades de Mossoró.

O projeto de extensão tem como objetivo apresentar o Jiu-Jitsu como esporte brasileiro e como instrumento didático-pedagógico para desenvolvimento integral do indivíduo, potencializando o desenvolvimento da percepção corporal e autoconfiança, além de difundi-lo no ambiente universitário e também responsável pela inserção da comunidade de Mossoró na Universidade com aprofundamento filosófico e técnico da arte marcial, bem como a promoção da cidadania.