Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Horta Didática tem reconhecimento do Prêmio Jovem Cientista

Extensão 14 de outubro de 2014. Visualizações: 1782. Última modificação: 14/10/2014 16:42:33

Aulas Práticas I

O Projeto de Extensão Horta Didática na Escola, desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, recebeu o reconhecimento do Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo CNPq. Esse ano, o Prêmio traz como tema: A segurança alimentar e nutricional. Atualmente, o projeto acontece em quatro escolas públicas.

Entrando para o segundo ano, o Projeto Horta Didática na Escola acontece em estabelecimentos de ensino fundamental de Mossoró com o cultivo de hortaliças. A equipe envolve estudantes bolsistas e voluntários dos cursos de Agronomia, Ecologia, Engenharia Agrícola, Biotecnologia e Administração. Segundo o coordenador do Projeto, o agrônomo Giorgio Mendes, a proposta é possibilitar uma maior integração entre o conhecimento produzido na Universidade e a sociedade, tendo como meio a implantação de hortas na escola.

Os ensinamentos envolvendo o cultivo de hortas acontecem de forma interdisciplinar em quatro eixos: alimentação saudável, meio ambiente, empreendedorismo e interdisciplinaridade. “Hoje o nosso projeto tem o reconhecimento da sociedade mossoroense e porque  não dizer da sociedade brasileira, pois já extrapolou os muros da universidade e já ganhou o Brasil”, comemora Giorgio Mendes, ao ter o projeto divulgado na página do Facebook Prémio Jovem Cientista. “Tenho orgulho de estar contribuindo para uma extensão universitária de verdade atendendo a quem deva chegar os conhecimentos produzidos pela universidade”, afirmar o coordenador do Projeto Horta Didática.

DSCF9817

Estudantes da Escola Antônio da Graça Machado em atividade no Laboratório de Biotecnologia da Ufersa

AÇÃO – Mais uma atividade do Projeto Horta Didática aconteceu nessa segunda-feira, 13, para os alunos da Escola Municipal Antônio da Graça Machado. Os estudantes ocuparam o laboratório de biotecnologia da Ufersa numa aula prática sobre a forma correta de higienizar as hortaliças. Antes, as crianças aprenderam como devemos higienizar as mãos no momento da manipulação dos alimentos. A aula foi ministrada pelos estudantes de biotecnologia, com o apoio da professora Ana Carla Diógenes Suassuna.

“É mais uma ação do Projeto Horta Didática na Escola para trazer outros segmentos da sociedade pra dentro da universidade”, explica Giorgio Mendes acrescentando que o Projeto extrapolar a implantação de hortas quando procura agregar outros conhecimentos com o envolvimento de professores, técnicos e discentes de várias áreas do conhecimento. “De forma interdisciplinar vamos somando e agregando novos valores ao conhecimento. Isso, de forma prática, lúdica e prazerosa”, afirma. Giorgio reconhece que essa metodologia tem demonstrado resultado bastante positivo, dentro e fora da Universidade.