Ufersa adere #OutubroRosa e garante exames para mulheres atendidas no NPJ

Responsabilidade Social 8 de outubro de 2014. Visualizações: 1057. Última modificação: 09/10/2014 11:45:21
Alunos de Direito no NPJ orientam assistidos da importância do Outubro Rosa

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido apoia a campanha do Outubro Rosa, para sensibilizar as mulheres da importância do exame de mamografia na luta contra o câncer de mama. Algumas instalações da instituição receberam iluminação rosa, como, por exemplo, o Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ. O prédio ganhou frases estimulando o autoexame e todos os assistidos estão recebendo orientações sobre prevenção, combate e tratamento. O Câmpus de Pau dos Ferros também aderiu a Campanha de Prevenção ao Câncer. Veja  AQUI

Além das ações de orientação e distribuição de material educativo, o setor de Serviço Social da Ufersa fechou parceria com o Programa de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Mossoró, garantindo atendimento para os assistidos do NPJ.

Janaina Outubro Rosa

Janaína Holanda, assistente social do NPJ da Ufersa

“Conseguimos fechar uma parceria importante com a Secretaria de Saúde, beneficiando diretamente nossos usuários. Aqui, quem busca atendimento jurídico, recebe também orientações sobre o câncer de mama e já sai com encaminhamento para fazer um check-up que inclui exames preventivos, mamografia e atualização vacinal”, explicou a Assistente Social Janaína Holanda.

Os encaminhamentos são feitos para o equipamento de saúde mais próximo do usuário para facilitar o atendimento e deslocamento. “Nossa preocupação foi facilitar o acesso aos serviços. Não adianta receber informações sobre câncer de mama se não conseguir fazer a mamografia por exemplo. Com a parceria essa dificuldade acaba porque os assistidos chegam ao serviço de saúde com o encaminhamento da Ufersa e são tratados com prioridade, ou seja, de forma rápida”, falou a assistente social.

Ela destaca ainda que a orientação também é feita aos homens. “Embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens especialmente depois dos 50 anos. Eles não devem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos e presença de líquido nos mamilos”, reforçou Janaína Holanda.

Números

O Câncer de Mama é o tipo mais comum entre as mulheres, correspondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Em Mossoró, é o tipo que mais mata mulheres. No entanto, essa taxa de morbidade é alta porque o diagnóstico acontece tarde.

Redes Sociais

Todos os portais que compõem o Governo Federal já estão com a barra superior em cor de rosa. Na barra, é possível obter mais informações sobre a campanha clicando no ícone #OutubroRosa. Já nos perfis das redes sociais da Ufersa também estão postadas imagens de conscientização da campanha “Ufersa de peito aberto no #OutubroRosa”. Compartilhe e ajude na sensibilização.

Compartilhe essa imagem com os seus amigos pelas redes sociais.