Último dia para votar no Prêmio Santander. Participem: Vote Aqui!

Estudante 6 de outubro de 2014. Visualizações: 955. Última modificação: 15/10/2014 14:36:02

Dois estudantes do Programa de Pós-graduação em Manejo de Solo e Água da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) emplacaram um projeto de pesquisa para apreciação do Júri Popular no Prêmio Santander Universidades – Empreendedorismo, edição 2014. A proposta já é a quarta mais votada no Brasil com mais de 22 mil votos recebidos.

O trabalho é orientado pelos professores Nildo da Silva Dias e pela professora Jeane Cruz Portela estará disponível para votação a partir desta segunda-feira, dia 6 de outubro, até às 18h do dia 16 deste mês, no site da premiação.

Ajude os nossos estudantes nessa empreitada. Para votar, acesse AQUI a página da competição, selecione na busca a opção “Filtro por IES”, em seguida digite Ufersa e aparecerá na íntegra o nome do trabalho “Potencialização e uso sustentável dos recursos água e solos no Semiárido e seus impactos na produção agrícola familiar”, de autoria dos estudantes Jucirema Ferreira da Silva (Líder) e Raniere Brabosa de Lira (membro).

Ao clicar em “Saiba Mais” é possível ler o resumo do trabalho e confirmar a votação. Os três resumos de projetos empreendedores mais votados irão para a final do Júri Popular. Já na segunda fase, após a produção dos vídeos com cada finalista, será aberta no dia 27 de outubro a fase para a escolha do projeto vencedor.

Reprodução da página para votação. Siga as orientações e, no final, selecione "Confirmar"

Reprodução da página para votação. Siga as orientações e, no final, selecione “Confirmar”

Essa é a 10ª edição do Prêmio Santander Universidades que irá premiar 5 projetos, sendo 4 oriundos da avaliação acadêmica e 1 do Júri popular. Foram enviados 20.106 projetos para as 4 categorias do prêmio, de 1.067 Instituições de Ensino Superior participantes, sendo que apenas 150 projetos foram selecionados para o Juri Popular, entre eles está o da Ufersa.

As equipes vencedoras ganharão 1 curso de Empreendedorismo (bolsa de estudos) na Babson College, em Boston nos EUA. Além disso, receberão a Mentoria da Endeavor, organização brasileira referência no tema Empreendedorismo e um Certificado de Ouro equivalente a R$ 100 mil para a execução do projeto.

O Projeto

A proposta dos estudantes trata-se de uma iniciativa piloto para Projeto de Assentamento Santa Agostinha, localizado na cidade de Caraúbas, RN, com ações que envolvem a implantação e a comprovação de práticas integradas de convivência com a seca, perpassando por medidas como o saneamento rural; alternativas para a piscicultura, infraestrutura; vegetação, manejo da água; medidas de produção de energia; resíduos sólidos; capacitação profissional; assistência técnica e sensibilização da comunidade.

No trabalho, os autores defendem que “a oportunidade de negócio que o produto orgânico traz é o atributo de valor que este produto carrega, e que é reconhecido e valorizado pelo consumidor, podendo ser inserido em vários mercado como, por exemplo, no setor hoteleiro, trazendo uma diferenciação para o negócio, como a fidelização de clientes”, diz o texto da proposta.

A aplicação do projeto prevê execução e a fase avaliação para um período de 24 meses, com prazo de retorno variando entre 6 a 12 meses.